quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Notificar Eventos Adversos - Cidadão

http://apevisa.saude.pe.gov.br/
 
 
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) tem como objetivo melhorar a assistência aos usuários em todos os estabelecimentos de saúde do Brasil. Foi instituído pelo Ministério da Saúde em 1º de abril de 2013 pela Portaria nº 529.
 
Por meio do programa são feitas ações para diminuir riscos à saúde do paciente nos locais onde ele é atendido, como ambulatórios, hospitais e clínicas, entre outros. Uma das intenções do Governo Federal é incentivar, por meio do programa, a participação ativa de pacientes, familiares e acompanhantes na captação de informações sobre qualquer procedimento realizado que tenha provocado dano à saúde do usuário durante a internação /atendimento.
 
Por exemplo, queda do paciente da cama, aplicação errada do medicamento, falhas durante a cirurgia, etc. Esses problemas podem causar danos à saúde do paciente e devem ser comunicados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
A Agência é o órgão do Ministério responsável pelo recebimento das informações. Com isso, a Anvisa poderá propor ações visando a melhoria da qualidade dos estabelecimentos de saúde para aumentar a segurança no atendimento aos pacientes, de acordo com a Resolução RDC nº 36, de 25/07/13. Este espaço é um dos canais pelos quais a Anvisa pode receber essas informações. Se você sabe de alguma situação que tenha prejudicado a saúde de alguém durante a internação/atendimento, ajude a Anvisa. Informe por meio deste site fazendo sua notificação. Sua contribuição é muito importante para melhorar a assistência à saúde de todos os usuários dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil. Para fazer sua notificação clique aqui.
 
Além da notificação, você também pode falar com a Agência para tirar dúvidas, fazer uma reclamação/denúncia clicando aqui.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Hospital Regional de Arcoverde implanta protocolo de segurança do paciente





Quem trabalha em ambiente hospitalar sabe que a qualidade dos serviços prestados em uma unidade de saúde depende diretamente da execução dos procedimentos e atividades de forma segura, de maneira a oferecer proteção a todos que procuram o serviço. Diante disso, o Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, atendendo a Resolução 36 (RDC 36) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), implantou, no mês de outubro, o protocolo de ações do Programa de Segurança do Paciente, que estabelece a redução de riscos e eventos inesperados.
“Com a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente, buscamos aprimorar à segurança do paciente e a qualidade em nosso serviço, diminuindo os eventos adversos que causam prejuízo ao paciente, familiares e a todo o sistema de saúde, que ocorrem devido às falhas  decorrentes de processos ou estruturas da assistência”, explica o diretor do Hospital Regional de Arcoverde, José Joaquim dos Santos.
 
De acordo com a RDC 36, para ser considerada segura e acreditada internacionalmente, toda instituição de saúde deve considerar uma série de ações em suas práticas diárias, como identificação correta dos pacientes, por meio do uso de pulseiras; melhora da comunicação entre profissionais da assistência, utilizando prescrições digitalizadas; qualificação da identificação de medicamentos de alta vigilância, através de alertas visuais; aplicação de checklist das etapas do ato cirúrgico; redução dos riscos de infecção, através de palestras dirigidas aos visitantes sobre a importância de lavar as mãos; e redução dos riscos de lesões do paciente por queda.
 
Além de observar este protocolo, o HRRBC vem estabelecendo medidas complementares como capacitação dos seus profissionais com o objetivo de melhorar ainda mais os resultados, propiciando aos usuários a oferta de serviços mais eficientes e eficazes, de forma a assegurar a satisfação do paciente e de todos os responsáveis pelo seu cuidado.
 
http://portal.saude.pe.gov.br/noticias/secretaria-executiva-de-atencao-saude/regional-de-arcoverde-implanta-protocolo-de-seguranca