Foram seis óbitos no ano passado e dois neste
Secretária pretende averiguar se houve algum erro do estabelecimento de saúde |
A secretaria da Saúde de Castilho, Janini Nascimento, anunciou que uma sindicância será instaurada para investigar nove mortes de crianças, ocorridas em 2016 e neste ano, após o atendimento no Hospital e Maternidade José Fortuna. A última foi de uma bebê de sete meses com suspeita de pneumonia, ocorrida na madrugada de quarta-feira (25).
O pedido de criação de uma comissão foi feito pela prefeita Fátima Nascimento (DEM). São sete casos no ano passado, na administração anterior, e duas na gestão de Fátima. "Queremos saber se é um erro do hospital", explica Janini. "Já percebemos também que há muitas mulheres que não comparecem (ao hospital) durante a gestação; são mães negligentes", afirma.
Janini diz que, com dados levantados, poderá trabalhar melhor com essas mães. "A meta é não perder nenhuma criança com menos de um ano no ano que vem", garantiu.
DELICADO
A menina de sete meses que morreu na quarta-feira tinha recebido atendimento no hospital de Castilho, mas precisou ser transferida para a Santa Casa de Araçatuba. Ela já chegou sem vida.
A criança foi internada na segunda-feira (23) no José Fortuna, com febre e diarreia. O estado de saúde já era considerado muito delicado, segundo informou Janini à Folha.
No dia seguinte, a paciente começou a sentir falta de ar e às 22h o médico pediatra solicitou vaga com urgência em Araçatuba. Durante o trajeto, a menina teria sofrido uma parada cardíaca. O boletim de ocorrência comunicando a morte foi registrado no plantão policial de Araçatuba. (Colaborou Roni Willer)
Nenhum comentário:
Postar um comentário