Foto: Jimmy Christian |
O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil, nesta quarta-feira (8), para apurar a execução e entrega de resultados dos exames para a prevenção do câncer de colo do útero nos municípios do Estado do Amazonas. No domingo (5), a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), constatou que no município de Caapiranga, distante 134 quilômetros de Manaus, vem ocorrendo a demora da entrega dos resultados dos exames.
De acordo com a parlamentar, a população do município de Caapiranga vem sofrendo com a falta de atenção básica no sistema de saúde. A visita de fiscalização da deputada aconteceu no hospital Odilon Alves de Araújo, onde foi constatada a morosidade na entrega dos resultados dos exames.
“Caapiranga está pedindo socorro, as mulheres do município pedem socorro. Falta equipamentos para realização de exames, medicamentos e a sala de internação pediátrica está desativada a mais de dois meses”, alertou Alessandra.
Todos os municípios
O procedimento de apuração do MPF ocorre em todos os municípios do Estado, incluindo Caapiranga. O processo de apuração foi assinado pela procuradora da República Bruna Menezes.
O processo de investigação da morosidade e execução dos exames já vinha sendo apurado pelo MPF, mas a procuradora da República considerou que o resultado das averiguações mostrou-se insuficiente para esgotar o objeto do procedimento.
Ale.Am
Nenhum comentário:
Postar um comentário