Denúncia é desdobramento das operações Fatura Exposta e Ressonância, da Lava Jato fluminense.
Sérgio Côrtes chegou a ser preso, mas foi solto por decisão do ministro do STF Gilmar Mendes (Foto: Reprodução/TV Globo) |
Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia no fim da noite de terça-feira (7) contra 24 pessoas em decorrência das operações Fatura Exposta e Ressonância, que investigam corrupção e fraude de licitação na Saúde do Estado do Rio, em especial o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Dentre eles, estão o ex-secretário Sérgio Côrtes e o executivo da General Electric Daurio Speranzini Junior.
Também nesta terça-feira, porém, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade a Daurio e a outros dois investigados na Ressonância - Miguel Iskin, da Oscar Iskin; e Gustavo Stellita, sócio de Iskin.
'Clube do pregão internacional'
Na nova fase, o Ministério Público Federal se debruça sobre grandes multinacionais fornecedoras de material hospitalar, envolvidas em fraudes em licitação e formação de cartel. No início de julho, foram 20 presos na operação Ressonância. Delatores dão conta de que havia um "clube do pregão internacional" e que as fraudes prosperaram entre 1996 e 2007.
Os empresários Miguel Iskin e Gustavo Estellita, alguns dos principais fornecedores de equipamentos da área médica no Estado, já haviam sido presos e também foram denunciados.
São investigadas 37 empresas e os crimes de formação de cartel, corrupção, fraude em licitações, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Segundo a PF, havia interesse de multinacionais em manter a direção do Into, em volta do qual criou-se o cartel para direcionar os vencedores e os valores a serem pagos nos contratos de fornecimento do Instituto.
Em outro processo, como mostrou o RJTV de terça-feira (8), Côrtes e a mulher viraram réus por corrupção ativa, passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
Os denunciados:
- Sérgio Côrtes
- Miguel Iskin
- Gustavo Estelita
- Marco Antônio Guimarães Duarte de Almeida
- Marcus Vinicius Guimarães Duarte de Almeida
- Gaetano Signorini
- Luiz Sérgio Braga Rodrigues
- Márcia de Andrade de Oliveira Cunha Travassos
- Wlademir Rizzi
- Adalberto Rizzi
- Antonio Aparecido Georgete
- Ivan Consoli Ireno
- Frederik Knudsen
- Daurio Speranzini Junior
- Ermano Marchetti Moraes
- Julio Cezar Alvarez
- Norman Pierre Gunther
- Devanir Aparecido de Oliveira
- Jair Vinnicius Ramos da Veiga
- Andre Luiz Loyelo Barcellos
- Luis Carlos Moreno de Andrade
- João da Luz
- Rafael Magalhães
- Leandro Camargo
Por G1 Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário