Diversos pacientes reclamam de consultas desmarcadas por falta de médicos. Prefeitura informou que diversos médicos saíram de férias e que escala é definida pelo Governo Federal; Administração municipal informou que vai comprar 72 mil consultas.
![]() |
Pacientes reclamam da falta de médicos em Jacareí |
Pacientes da rede pública de saúde em Jacareí têm enfrentado falta de médicos nos postos de atendimento. Diversas consultas, realizadas pelo programa Mais Médicos do Governo Federal, tiveram que ser reagendadas devido ao cronograma de férias dos profissionais. Após reclamações dos moradores, a Prefeitura de Jacareí informou que vai investir na contratação de consultas.
A falta de médicos nos postos de saúde é reclamação frequente dos pacientes, que na maior parte das vezes descobrem que não há médicos para atender no horário da consulta. "É um médico para atender uma população muito grande. No posto de saúde essa é uma das maiores reclamações", disse Sandro Azevedo, que é diabético e tinha uma consulta agendada na UBS do bairro Santa Cruz dos Lázaros, mas a unidade estava sem médico para atender.
O paciente Antonio Lucas também teve a consulta reagendada. Ele está tentando passar por um clínico geral há oito meses. "Em janeiro foi marcado para o dia primeiro de agosto. Chegando lá, me informaram que não tinha médico e remarcaram para o dia quatro de setembro", contou Antonio.
De acordo com ele, os funcionários do posto de saúde apenas informavam que todos os médicos estavam de férias.
Desencontro de cronogramas
A Prefeitura de Jacareí informou que não tem controle do cronograma de férias dos médicos do programa. A diretora de atenção básica do município, Marilis Cury, disse que a gestão é feita pelo Governo Federal. "Em 99% das vezes nós só recebemos a informação um ou dois dias antes do agendamento do período de férias dos profissionais", disse.
Os 42 médicos do progama Mais Médicos, do Governo Federal, faziam o atendimento nas 18 UBSs da cidade, mas dez deles entraram de férias juntos e outros dois se desligaram do programa.
Para tentar resolver o problema, a prefeitura abriu um edital de credenciamento para contratação de uma empresa para prestação dos serviçoes médicos, atendimento ambulatorial e consultas. Serão investidos R$2.310.643,20 para realizar 72.960 consultas com generalistas, clínico geral, ginecologista/obstetrícia e pediatra.
Prefeitura de Jacareí explicou apenas que pediu à cordenação nacional do programa que as férias dos profissionais fossem realizaadas de acordo com o planejamento do município e que o pedido foi ignorado.
O que diz o Governo Federal
O Ministério da Saúde informou que as férias dos médicos precisam passar por autorização da prefeitura e os funcionários só são autorizados a sair pro recesso depois dessa aprovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário