quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Após denúncia da Folha, Prefeitura irá investigar erro no São Lucas

Jovem de 22 anos permaneceu durante cinco dias com feto morto em seu corpo

Prefeitura se colocou à disposição de jovem que perdeu bebê

Após reportagem do jornal Folha de Ribeirão Pires denunciar problemas no atendimento a uma gestante no Hospital e Maternidade São Lucas, conforme relatos da vítima, a Prefeitura de Ribeirão Pires informou que está abrindo processo para a apuração do atendimento prestado a paciente.
 
Letícia Cristina Xavier Moraes, de 22 anos, estava grávida de três meses quando buscou atendimento na unidade apresentando fortes dores na região abdominal e sangramento.
 
Ao chegar, deparou-se com duas gestantes em trabalho de parto e a informação de que, por ordens que partiram de um telefonema, não haveria atendimento para as pacientes.
 
Foi necessário acionar a Polícia Militar e registrar Boletim de Ocorrência para que o atendimento acontecesse.
 
Exames foram feitos e Letícia recebeu a notícia de que tudo estaria bem, além de nenhum sangramento ter sido detectado, mesmo com a paciente utilizando absorvente. Foi receitada medicação para casa e a jovem foi liberada.
 
Dois dias depois, na sexta-feira, as dores voltaram ainda mais fortes, com sangramento contínuo. Novamente no São Lucas recebeu atendimento e fora levantada a suspeita de aborto, que poderia ser confirmada com um ultrassom, porém, foi informado à paciente que não havia profissionais para operá-lo na unidade, tendo que buscar clínicas particulares para realização do exame.
 
No domingo, com o retorno das dores, foi levada ao Hospital Nardini, em Mauá, onde soube que o feto estava morto em seu ventre desde a quarta-feira, quando foi iniciado sangramento e atendida no Hospital São Lucas.
 
Após a reportagem, a Secretaria de Saúde e Higiene, confirmou que a paciente foi atendida pelas equipes do Hospital e Maternidade São Lucas nos dias 11 e 14 de outubro. Nessas datas, consta na Ficha de Atendimento que a paciente foi atendida por médico e passou por procedimentos na unidade. A Secretaria informou ainda que está abrindo processo para a apuração do atendimento prestado à paciente, bem como dos procedimentos adotados pela equipe. A Secretaria se mantém à disposição da paciente para prestar auxílio e orientações.
 
Comunicada acerca da ação promovida pela Prefeitura, Letícia, que considerou péssimo o atendimento na unidade municipal,  pede apenas que o fato não se repita.
 
“Eu espero que essa investigação consiga apurar esse erro, principalmente para que outras mães não passem pelo que passei e estou passando neste momento”, diz Letícia, que afirma ainda sofrer com dores de cabeça e no corpo.

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