sexta-feira, 2 de julho de 2021

Professora acusa hospital do Recife de negligenciar mãe

 


A professora Ana Celina Guimarães Franjic tem feito uma série de denúncias nas redes sociais contra o Hospital São Marcos, no Recife. Sua mãe, a aposentada Janete de Araujo Guimarães, de 90 anos, está internada na unidade de saúde.

Conforme relato da educadora, Janete foi diagnosticada com pneumonia no último dia 17. Ela acusa a equipe do Hospital São Marcos de negligência. “Minha mãe foi jogada na área restrita, para pacientes com suspeita de Covid, mesmo (com o exame) tendo dado negativo”, comentou Ana Celina.

Outros exames para detectar a presença do novo coronavírus foram feitos posteriormente e de novo deram negativo. Ainda segundo ela, os testes eram encaminhados ao Rio de Janeiro após diagnóstico em laboratório local. “O primeiro (teste foi) feito no Cerpe sábado 17/04/2021 deu negativo, mas teve que ir para o Rio de Janeiro”, prosseguiu.

Em uma das postagens, a professora questionou o procedimento e levantou suspeitas sobre a Rede D’Or São Luiz, com sede no Rio e responsável por administrar o Hospital São Marcos. “Talvez para aumentar a renda do grupo (D’Or)”, disparou.

Ana Celina responsabilizou uma equipe médica pelo agravamento do estado de saúde da mãe em dado momento. Também disse que acionou a ouvidoria do hospital, mas não adiantou. “O descaso e incompetência anteriores são fatos comprovados pelo próprio Hospital São Marcos Recife, em particular duas médicas, supervisão e ouvidoria, porque todas foram acionadas por mim pelo telefone, persistiram com minha mãe na área restrita para Covid e não observaram a evolução da pneumonia”, afirmou.

Em 23 de abril, Janete Guimarães mudou de quarto e saiu da ala de risco. A agonia, contudo, estava longe de terminar conforme relato de Ana: novos exames detectaram trombose e comprometimento de parte do pulmão direito da mãe.

No último dia 28, Ana Celina relatou que o médico cardiologista Renato Della Santa ligou para comunicar que sua mãe estava inconsciente na UTI Cardiológica do Hospital São Marcos e que aguardava novo exame de Covid-19, o que causou estranhamento.

“Logo em seguida liga a ouvidoria do Copa D’Or (outra unidade da Rede D’Or), do Rio de Janeiro, dizendo que eu tinha ciência de que minha mãe entrou no Hospital São Marcos por suspeita de Covid. Como assim? Minha mãe foi socorrida por uma ambulância particular porque havia vomitado muito e estava desidratando”, enfatizou Ana Celina.

Ela expôs nas redes sociais o telefone do médico. Ao mesmo tempo, compartilhou fotos da mãe internada e demonstrando fragilidade, com alguns ferimentos. Outra preocupação realçada por Celina é o fato de integrar o grupo de risco e por isso disse que temia contrair a Covid-19 em ambiente hospitalar. “Tive que vir para cá porque se eu a deixasse sozinha, a Justiça seria acionada em cima de mim”, explicou.

O Blog procurou a assessoria do Hospital São Marcos e o médico Ricardo Della Santa para que se pronunciassem sobre o caso, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.


Blog do Magno


Nenhum comentário:

Postar um comentário