sexta-feira, 22 de maio de 2020

Erro em teste leva homem com Covid-19 a comemorar diagnóstico negativo com a família

Giovani Antônio Silva, de 21 anos, teve contato com familiares em São Roque (SP) antes de receber uma ligação sobre o equívoco no resultado do exame e ser informado que estava com a doença.


Paciente voltou para o isolamento após descobrir que estava com coronavírus
e ter contato com familiares em São Roque (SP)

Um morador de São Roque (SP) foi da alegria de testar negativo para Covid-19 à tristeza e preocupação em ter a doença confirmada poucas horas depois. Ao G1, Giovani Antônio Silva contou que a Vigilância de Saúde errou ao divulgar o resultado negativo do exame, fazendo com que ele entrasse em contato com praticamente toda a família, que agora também teme estar com Covid-19.

Giovani tem 21 anos e trabalha como ajudante de motorista de caminhão fazendo entregas para uma empresa da cidade. Assim que começaram os sintomas da doença, ele fez o teste para coronavírus e, enquanto esperava o resultado, decidiu ficar isolado em um quarto nos fundos da casa do irmão, César Antônio Silva.

"Parei de sentir cheiro e gosto. Tive dor nos olhos, mas não deu febre. Fiquei assim por três dias e fui na Santa Casa de São Roque. Aí conseguiu fazer o teste. Mas, enquanto isso, o médico receitou apenas um remédio para caso eu tivesse febre", conta Giovani.

"Tomamos todas as precauções. Tirei todas as minhas roupas de dentro do quarto. Separei talheres, pratos e copos só para ele. Eu levava na porta, batia e saía. O quarto tem banheiro, e tudo o que ele precisava eu levava para ele", completa o irmão, que estava apenas com a esposa em casa.

Depois de seis dias em isolamento, Giovani relata que recebeu uma ligação da Vigilância de Saúde na segunda-feira (18), por volta das 9h, avisando que o resultado do exame havia dado negativo. "Perguntei para a mulher que me ligou se eu podia ver minha família e ela disse que sim", afirma.

Paciente com Covid-19 encontrou com familiares após receber diagnóstico errado

A felicidade foi tanta que César até gravou um vídeo do momento em que Giovani saiu do isolamento e se reencontrou com a esposa e os filhos.

Depois, foi almoçar com o irmão, o pai, os sobrinhos e o cunhado. Por volta das 15h, no entanto, o motorista conta que recebeu outra ligação da mesma mulher pedindo desculpas e dizendo que, na verdade, o resultado havia dado positivo.

"Falaram que foi um erro, que não podia acontecer. Mas o teste deu positivo e eu tive contato com a minha família. E se eles estiverem contaminados agora?", questiona.

Exame de Giovani deu positivo para coronavírus

G1 entrou em contato com a Prefeitura de São Roque para pedir um posicionamento sobre o que aconteceu com o exame de Giovani e o que será feito em relação aos familiares, mas não houve retorno. Porém, a prefeitura se manifestou pelas redes sociais dizendo que, a partir de agora, todos os resultados dos testes de Covid-19 serão disponibilizados apenas por e-mail, WhatsApp ou outra plataforma, para documentação. Sobre os familiares, a prefeitura disse que um médico infectologista irá fazer o acompanhamento diário das pessoas que entraram em contato com Giovani.


Indignado, César postou uma foto do irmão voltando para o isolamento depois de receber a notícia de que havia testado positivo para Covid-19. A postagem foi compartilhada por mais de 300 pessoas nas redes sociais.

"Eu estou preocupado, até porque tenho bronquite e asma. Estou no grupo de risco e nosso pai tem 55 anos, o Giovani teve contato com ele também", afirma César.

César fez post que viralizou nas redes sociais contando a história do irmão 

César ainda tentou ligar na Vigilância da Saúde de São Roque para esclarecer a questão, mas recebeu a informação de que deveria conversar diretamente com o irmão. "Já entramos em contato com o Giovani, que é o maior interessado. Se você quiser, pode falar com ele".

César disse ainda que as oito pessoas que entraram em contato com Giovani já estão em quarentena e ficarão por 14 dias isoladas. Segundo ele, o irmão está com falta de ar e não tem comido.

"Que os médicos e os outros que estão à frente desses casos não deixem acontecer isso de novo. Ninguém merece passar por isso. Que sejam mais responsáveis, porque é uma vida que está em jogo. Agora são várias, porque tivemos contato com ele. Ninguém está nem aí com nada, como se fosse uma brincadeira, mas não é", finaliza.

César fala sobre preocupação por ter tido contato com Giovani após
diagnóstico errado

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário