domingo, 26 de agosto de 2018

Entidade denuncia assédio moral e irregularidades em unidade de saúde de Uberlândia

Interpelação extrajudicial referente à UAI Martins foi elaborada pela Anadem e enviada à Secretaria Municipal de Saúde. Gestor alvo dos relatos diz que aguarda orientação da Prefeitura para se pronunciar.

UAI Martins em Uberlândia (Foto: Reprodução/TV Integração)

A Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) apresentou uma interpelação extrajudicial à Prefeitura de Uberlândia para relatar denúncias de irregularidades que estariam ocorrendo dentro da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Bairro Martins por parte do médico coordenador, André Augusto Jardim Filho.

No documento, a entidade informa que vem recebendo diversas denúncias e relatos de condutas praticadas pelo gestor da unidade de saúde que caracterizam assédio moral, provocando estresse e sensação de insegurança funcional nos subordinados.

A UAI passou a ser administrada pela prestadora de serviço Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) neste ano. A Anadem disse que desde que o gestor responsável assumiu as funções na unidade tem tratado os profissionais de forma agressiva e fazendo ameaças injustificadas. Fatos que geraram insatisfação generalizada no ambiente de trabalho.

Outro ponto relatado é de que Augusto estaria sendo omisso em relação aos problemas enfrentados na UAI Martins e que, mesmo em dias críticos de atendimento, não atende o celular ou responde mensagens enviadas por aplicativos, ainda que as visualize.

Plantões


Também há relatos de desfalques frequentes nas escalas de plantão, seja por corte da administração ou por desorganização do quadro. E como a equipe de médicos plantonistas geralmente é pequena, provoca desestímulo dos profissionais em colaborarem com os desfalques.

“Chega-se ao cúmulo, de acordo com os reclamantes, a ter-se plantão aberto, com um único profissional para atender a 130 e 150 pacientes, que é o público médio diário. Humanamente impossível tantos atendimentos, resultado que muitos pacientes são dispensados, sem atendimentos”, descreveu a Anadem em um dos tópicos.

A medida de dispensá-los, segundo a entidade, coloca em risco a saúde a vida dos pacientes. A interpelação assinada pelo presidente da associação, Raul Canal, solicita a adoção de medidas urgentes por parte da Administração Municipal para evitar eventuais danos aos pacientes.

Outro lado


A produção da TV Integração entrou em contato com o médico citado no ofício, e André informou por telefone que está aguardando orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para se pronunciar.

O documento foi protocolado no Município na última quarta-feira (22). Em nota, a pasta da Saúde informou que tomará conhecimento do conteúdo do documento junto à SPDM e ao jurídico.

O G1 procurou a SPDM e aguarda retorno para saber se esta já teve conhecimento e se alguma medida está sendo adotada em relação às denúncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário