sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Polícia investiga denúncia de injúria racial em hospital de Santa Cruz do Sul

Vigilante diz que foi ofendido por médica após reclamar da demora no atendimento para a irmã. Hospital diz que versão dos funcionários é diferente da apresentada pelo homem.

Médica de Santa Cruz do Sul é suspeita de injúria racial por ofender irmão de paciente

A Polícia Civil investiga uma denúncia de injúria racial em um hospital de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. O irmão de uma paciente que aguardava atendimento relatou que foi ofendido por uma médica no sábado (18).

Beterson Santos relata que foi ofendido quando reclamou da demora no atendimento par a irmã dele.
 
"Eu questionei a médica, e aí ela falou bem assim: 'acalma que eu estou atendendo por ordem', mas de uma forma bem truculenta. Voltei para trás e, quando eu vi, ela abriu a porta novamente. Foi quando eu disse: 'que atendimento é esse teu? Estou achando uma palhaçada'. Aí ela pegou, truculentamente, com as palavras que eu vou falar agora, ela disse assim: 'fica na tua, seu negro sujo, que tu não tem vez.'"

Outra paciente que aguardava por atendimento diz que testemunhou a ofensa."Uma vergonha para uma profissional, estar chamando uma pessoa de 'negro sujo'. Eu achei uma vergonha da parte dela", disse, sem se identificar.

O vigilante relatou que ligou para a Brigada Militar para denunciar o caso, mas como nenhum policial foi ao local naquele momento, foi até uma delegacia para fazer o registro.

A delegada Raquel Schneider, responsável pelas investigações, diz que o caso é tratado como possível injúria racial. "A injúria racial é um delito que tem uma penalidade maior, então é instaurado esse inquérito, e a pessoa que praticou será responsabilizada", explicou.

Hospital diz que versões são diferentes


O Hospital Santa Cruz informou que repudia qualquer ato de racismo, e que a médica e os funcionários que estavam realizando os atendimentos discordam da versão apresentada pelo vigilante. A instituição informou ainda que descarta o afastamento da médica até que o caso seja julgado. Ela não teve o nome revelado.

"De parte da direção do hospital, nós, desde primeiro minuto, estamos averiguando a situação. E como não há convergência em relação ao episódio, há duas versões, essa é uma situação que será definida em outras instâncias", disse o diretor-geral do Hospital Santa Cruz, Vilmar Thomé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário