quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Mulher é presa suspeita de enganar pessoas que aguardavam procedimentos médicos junto ao SUS

Segundo a SSP/SE, ela era responsável por atrair pessoas que aguardavam procedimentos cirúrgicos e cobrava geralmente R$ 200 para intermediar a negociação.

Nove pessoas são presas em operação que investiga associação criminosa envolvendo médicos e advogados em Sergipe (Foto: SSP/Divulgação)

Uma mulher foi presa na manhã desta terça-feira (28) em uma operação do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública da Polícia Civil (Deotap). O objetivo dos investigadores era desarticular um suposto esquema montado por uma associação criminosa para enganar pessoas que aguardavam procedimentos médicos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Também foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), a denúncia foi feita pela Secretaria de estado da Saúde (SES), onde uma mulher, identificada como Maria Conceição Carvalho, era responsável por atrair pessoas que aguardavam junto ao SUS procedimentos cirúrgicos. Ela foi presa no município de São Cristóvão (SE).

Ainda segundo a SSP, em um possível conluio envolvendo médicos e advogados em Sergipe, Maria Conceição prometia entrar com um processo judicial que garantiria imediatamente a realização das cirurgias na rede privada. Ela cobrava geralmente R$ 200 para intermediar a negociação com os médicos e advogados. Muitas vezes, segundo os investigadores, a cirurgia já estava garantida pelo SUS.

Diversos processos judiciais tinham os mesmos advogados como representantes e a investigação mostrou que eles mantinham relação com Maria Conceição. O Deotap identificou ainda nas demandas judiciais repetições de dados e fatos envolvendo pedidos de liminares. Foi observado também que nas intervenções de cirurgias e exames havia valores exorbitantes, bem acima dos praticados no mercado.

A SSP informou que foram conduzidos à delegacia cinco médicos e três advogados. Um dos médicos foi preso em flagrante por porte ilegal de arma. As prisões ocorreram em escritórios e clínicas nos bairros: São José, Farolândia, Salgado Filho e Centro.

Operação Panaceia



Panaceia é um substantivo feminino que significa um remédio ao qual é atribuído a capacidade de curar qualquer tipo de doença.
 
Panaceia é uma palavra com origem no grego panákeia, sendo que pan significa "todo" e ákos significa "remédio". Desta forma, a palavra indica uma substância que cura todas as doenças. Na mitologia grega, Panaceia era a deusa da cura, irmã de Hígia, deusa da saúde e higiene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário