sábado, 4 de agosto de 2018

Falta de vacina contra a meningite C preocupa famílias em Hortolândia e Americana

Secretaria de Saúde do Estado diz que problema é a falta de repasse das doses pelo Ministério da Saúde, que promete regularizar distribuição neste mês.

Falta de vacina contra a meningite C preocupa famílias em Americana e Hortolândia

A falta da vacina contra a meningite C na rede pública de saúde da região de Campinas (SP) tem tirado o sono de várias famílias. Em Hortolândia (SP), as doses acabaram. Em Americana (SP), a prefeitura confirma o desabastecimento. O problema, segundo a Secretaria de Saúde do Estado é a falta de repasse da imunização pelo Ministério da Saúde.

Mãe do pequeno Davi, Luciana Cerqueira e Silva está apreensiva. O menino deveria ter tomado a primeira dose contra a meningite C há 30 dias, mas ela não encontra a vacina no posto de saúde.
"Fico bem preocupada. É doença que pode levar a óbito. Tem até campanha de vacinação, mas quando chega no posto não tem a dose", reclama.

De acordo com especialistas, diferentemente do outro tipo de meningite, que é viral, os pacientes infectados pela doença meningocócica C, transmitida por bactérias, possuem mais chances de desenvolver graves sequelas, que podem levar à morte. 

"Você pode ter a doença invasiva, levando a morte em 12 a 24 horas", avisa o infectologista Arnaldo Gouveia Júnior.

"E pode ter a doença meningocócica com complicações do sistema nervoso central, podendo levar a sequelas neurológicas, retardo mental, surdez, cegueira... sequelas graves", completa o médico.

Questionado sobre o problema, o Ministério da Saúde garantiu que a partir deste mês vai normalizar a distribuição da vacina meningocócica C em todo País. De acordo com a pasta, o desabastecimento ocorreu por atrasos na entrega pelo laboratório que produz as doses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário