segunda-feira, 31 de julho de 2017

ANVISA recebeu denúncia de uso de furadeira doméstica em cirurgias de pacientes

Cirurgias ortopédicas, neurológicas, entre outras, devem usar equipamentos específicos para uso médico.
  

Furadeiras de uso doméstico não devem ser utilizadas em centros cirúrgicos. Isso porque a furadeira comum não garante a mesma segurança que as furadeiras fabricadas especialmente para fins cirúrgicos.
 
A Anvisa recebeu algumas denúncias de uso de furadeiras domésticas em centros cirúrgicos e acionou a vigilância sanitária local para checar e autuar hospitais que cometem este erro.
 
Apesar de uma furadeira doméstica ser parecida com uma furadeira cirúrgica, existem diferenças que afetam diretamente a segurança do paciente. As furadeiras cirúrgicas são preparadas para a esterilização e possuem recomendações específicas do fabricante para isso. Outra diferença é que as furadeiras específicas para uso em cirurgias possuem mecanismos de segurança para prevenir choque elétrico, superaquecimento dos ossos e tecidos e controle de rotação, entre outros.
 
Já a furadeira de uso comum não pode ser esterilizada, o que dificulta sua limpeza de forma adequada. O equipamento doméstico também pode aquecer e levar à necrose dos tecidos que estão em contado com a broca. Outras diferenças estão no risco de descarga elétrica e na falta de controle da rotação da broca pelo cirurgião.
 
 
Este tipo de equipamento é utilizado principalmente em cirurgias ortopédicas e neurológicas e a segurança do equipamento pode afetar diretamente a segurança do paciente durante a cirurgia. Os materiais e equipamentos de centros cirúrgicos precisam atender a regras específicas para garantir a segurança do paciente.
 
Entenda a diferença
 
Furadeira CirúrgicaFuradeira Doméstica
- O cirurgião pode controlar a rotação da broca.
- Pode ter sistema de resfriamento.
- Usa broca autoblocante, ou seja, que interrompe o sistema depois de perfurar o osso.
- Cada modelo possui orientações específicas do fabricante para esterilização.
- Não possui controle de rotação.
- Pode aspirar partículas de osso para o seu interior e aumentar o risco de contaminação.
- Não pode ser esterilizada.
- Óleo utilizado na lubrificação pode contaminar o centro cirúrgico.
- Não possui proteção contra descarga elétrica.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário