terça-feira, 25 de julho de 2017

Prontuário eletrônico em Caxias será integrado com hospitais

Edital para implantação do sistema foi lançado na última semana

Prontuário eletrônico permitirá que informações do paciente seja acessadas através de um sistema informatizado  Foto: Gabriel Lain / Especial

O edital para implantação do prontuário eletrônico em Caxias do Sul, além de contemplar os postos de saúde, prevê uma integração com outros serviços, entre eles hospitais da cidade. O documento foi publicado pela prefeitura no final da semana passada e as propostas serão abertas no próximo dia 03 de agosto. As informações são da Gaúcha Serra.
 
Conforme a diretora de Tecnologia da Informação da secretaria da Saúde, Jaqueline Prataviera, a implantação do prontuário eletrônico atende a uma exigência do Ministério da Saúde para que os médicos dos postos de saúde possam acessar os históricos dos pacientes através de um sistema informatizado. O prazo dado pelo ministério era para que as prefeituras se adaptassem até o final do ano passado, o que ainda não ocorreu em Caxias do Sul e em diversas outras cidades do país. 
 
A diretora explica que o sistema e-SUS, utilizado pelo ministério, envolve apenas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em Caxias, o sistema também vai contemplar outros serviços da rede de saúde pública, como a Central de Exames, o Pronto Atendimento 24 horas e o Centro Especializado de Saúde, além de hospitais parceiros.

 
O contrato com a empresa que fornecerá o sistema será de quatro anos. A previsão é de dois anos para que o sistema esteja funcionando em todas as unidades que receberão a ferramenta no município. A implantação ocorrerá de forma gradual. Conforme Jaqueline, ainda não está estabelecido quais serão as primeiras unidades a operarem com o sistema, o que será definido em conjunto com a empresa contratada.
 
A partir da celebração de contrato com a empresa vencedora, a meta é que o sistema comece a funcionar na primeira unidade em até dois meses. Se o processo licitatório ocorrer sem contratempos, há possibilidade de que isso aconteça até novembro de 2017.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário