segunda-feira, 24 de julho de 2017

Hospital Materno Infantil é referência em atendimentos especializados

Com 45 anos de história, o HMI oferece atendimento de urgência, emergência e ambulatorial aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)
 
 
 
O Hospital Materno Infantil (HMI) conquistou notoriedade nacional, tornando-se referência em casos de média e alta complexidade, nas áreas da saúde da mulher e da criança, com destaque na cirurgia de separação de gêmeos siameses e no tratamento de hemangiomas.
 
Inaugurado em 1972, o HMI oferece atendimento de urgência, emergência e ambulatorial aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Ao longo dos anos o hospital foi se aperfeiçoando e como reconhecimento, acumulou títulos. Dentre esses se destaca o Hospital Amigo da Criança, concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 1999 e renovado em 2012.
 
Com assistência especializada à mulher e à criança, o HMI tem 177 leitos, realizou 2.488 cirurgias, 629 partos normais e 720 partos cesariana, de janeiro a maio deste ano. No mesmo período foram feitos 17.857 atendimentos laboratoriais, 17.949 internações em enfermaria e mais 373 em UTI.
 
Nos prontos-socorros de pediatria e da mulher foram registrados respectivamente 23.670 atendimentos e 10.303, nesses cinco primeiros meses do ano.

Por ser uma unidade que cuida de casos de alta complexidade e conta com uma equipe multiprofissional preparada, liderada pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil, o HMI é referência na cirurgia de separação de gêmeos siameses. A unidade já realizou 17 procedimentos, sendo que primeira aconteceu em 2000, com as gêmeas Larissa e Lorraine.
 
A literatura médica mundial indica que, dentre os siameses operados, um em cada cinco sobrevivem à cirurgia. No HMI, esse índice chega a 50%.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário