quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Prontuário médico comprova procedimentos e deve garantir intimidade dos pacientes



debsssss pront

Foto: Fernando Alvarenga / JC News

O debate na JC News com Everson Teixeira, desta quinta-feira (20), discutiu o prontuário médico.

Todo atendimento em saúde inclui o envolvimento e a participação de uma variedade de profissionais. Para realização das atividades, são necessárias múltiplas informações de diferentes fontes, que vão garantir a continuidade do processo de cuidado. Os dados devem ser registrados no prontuário médico, um documento que garante o que foi feito, e que é submetido a regras específicas de divulgação, para garantir a intimidade dos pacientes.

Ouça programa na íntegra que contou com a participação de Francisco Atanásio, conselheiro do Cremepe, Helena Capela, promotora de Justiça, e Natália Barroca, mestranda em Direitos Humanos.


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Governo lança programa para evitar erros médicos.

Estudo aponta que 66% dos incidentes com pacientes poderiam ser evitados no Brasil. Hospitais e serviços de saúde deverão notificar à Anvisa falhas na assistência


Publicado em 02/04/2013, às 06h02

Ministério da Saúde

                                    

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram nesta segunda-feira (1), em Brasília, o Programa Nacional de Segurança do Paciente, cujo objetivo é prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos – incidentes que resultam em danos ao paciente como quedas, administração incorreta de medicamentos e erros em procedimentos cirúrgicos - nos serviços de saúde públicos e privados.

“Segurança do paciente é um tema que muitas vezes não tem o grau de prioridade que deveria e, ao lançar esse programa, estamos colocando esse tema na agenda das nossas prioridades. Estou convencido de que ao inserir esse tema na agenda prioritária do sistema de saúde público e privado do país, estamos firmando um grande compromisso com a qualidade”, afirmou o ministro da saúde, Alexandre Padilha.