segunda-feira, 30 de março de 2015

Em nova fase do Mais Médicos, Pernambuco recebe 309 profissionais brasileiros

Reunião com os médicos que vão atuar na nova fase do programa. Foto: divulgação.

Os novos profissionais selecionados para atuar na nova fase do programa Mais Médicos começaram a chegar em Pernambuco. Neste edital, divulgado no início de fevereiro, 95% das vagas, equivalente a 4.146 profissionais, foram preenchidas por brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, Pernambuco está recebendo 309 profissionais, sendo todos com CRM do Brasil. A cidade de Caruaru, no Agreste do Estado, será contemplada, com dez médicos.
 
Na manhã desta segunda-feira (02), no auditório da UFPE, em Caruaru, aconteceu um encontro com profissionais que aderiram ao programa do governo Federal, em seu 6º ciclo no Brasil.
De acordo com a Secretária de Saúde de Caruaru, Aparecida Souza, a cidade recebeu 22 profissionais e isso possibilitou a ampliação da rede de Atenção Básica que antes era de 19% de cobertura e, atualmente está acima dos 70%.
 
“Se a atenção básica não funciona bem, não conseguimos prestar um serviço de qualidade para população. Durante muitos anos parecia um sonho muito distante e hoje, com o programa Mais Médicos, podemos ver os importantes avanços”, declarou.
Para a representante do Ministério da Saúde, Ana Paula Menezes, o Nordeste está sendo a região mais beneficiada com o Programa Mais Médicos.
 
“Dos 505 municípios aderidos, 502 já tiveram médicos alocados. No Sudeste, das 329 cidades, 327 receberão profissionais, seguido do Sul, com 214 localidades preenchidas entre as 215 disponíveis. O Centro-Oeste teve 124 cidades contempladas das 132 disponíveis e a região Norte atraiu até o momento médicos para 94 dos 113 municípios inscritos.”, informou.
 
Participaram da abertura do encontro a Secretária Executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Menezes; o Secretário de Saúde do Estado, Iran Costa Júnior; a Secretária de Saúde de Caruaru, Aparecida Souza; o Secretário de Saúde de Recife, Jailson Correia; o Vice Reitor da UFPE, Silvio Romero e o Coordenador do Curso de Medicina Campus Caruaru, Rodrigo Cariri.
 
BRASIL – Atualmente, 14.462 médicos atendem no programa em 3.785 municípios e em 34 distritos indígenas. Desse total, 1.846 são brasileiros formados no país, 1.187 formados no exterior, entre estrangeiros e brasileiros, e 11.429 são médicos cubanos.
 
Para 2015, a previsão é de que o Mais Médicos tenha 18.247 profissionais atendendo em 4.058 municípios e 34 distritos indígenas. A expectativa, do Ministério da Saúde, é de que 63 milhões de brasileiros sejam beneficiados com o novo edital.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário