sexta-feira, 29 de junho de 2018

Paciente com hérnia sai de cirurgia em SP sem a vesícula: 'Estou indignado'

Daniel Francisco Carvalho, de 39 anos, acusa cirurgião de erro médico após marcar uma cirurgia de
 hérnia inguinal e sair sem a vesícula do procedimento. Caso ocorreu em Santos, no litoral paulista.

Paciente teve a vesícula retirada ao entrar em centro cirúrgico para operar hérnia (Foto: Arquivo Pessoal)
Um paciente acusa um cirurgião de erro médico após dar entrada em um hospital em Santos, no litoral de São Paulo, para operar uma hérnia inguinal e sair do centro cirúgico sem a vesícula. O hospital abrirá inquérito para apurar o que aconteceu.

O inspetor de alunos Daniel Francisco de Carvalho, de 39 anos, conta que foi diagnosticado com uma hérnia inguinal do lado esquerdo, por meio de um exame de imagem. "Após o diagnóstico, procurei o cirurgião para poder fazer a operação. Realizei consultas, exames complementares, ficou tudo combinado para operar a hérnia. Nas consultas, ele se demonstrava desconexo, não prestava muita atenção, mas achei que poderia ser dele mesmo", explica Carvalho.

A cirurgia foi marcada para a última segunda-feira (25) e, no dia, Daniel compareceu ao Hospital São Lucas, onde o médico realiza seus procedimentos. "Fui até o centro com meus exames em mãos, guia médico, guia do plano de saúde, tudo. O médico disse apenas que seria uma incisão simples. Eu conhecia o procedimento, pois já operei o lado direito, então já sabia como era. Mas em nenhum momento ele quis me explicar. Ninguém me perguntou o que eu ia fazer", relembra.

Daniel foi anestesiado e, ao acordar, se sentiu mal. Ao colocar a mão no local onde deveria estar o corte da cirurgia de hérnia, notou que não havia corte algum. "Quando acordei, vi que existiam quatro furos na minha barriga. Fui para o quarto, e quando a enfermeira veio me dar a medicação, perguntou se eu era o paciente que havia retirado a vesícula".
Hospital São Lucas, em Santos, SP (Foto: Divulgação)

A mulher de Daniel respondeu que o marido havia feito uma cirurgia de hérnia e, ao pedir para ver o prontuário, viu que no documento constava o procedimento de remoção da vesícula. Ao procurar o diretor do hospital, ele esclareceu que apenas o médico poderia explicar o que havia acontecido.

"Procuramos o cirurgião, e ele me disse que, antes da cirurgia, inseriu uma câmera para dar uma 'geral' em todos os órgãos, percebeu que minha vesícula tinha um problema e decidiu fazer a remoção. Perguntei se não era mais fácil operar a hérnia e comunicar minha esposa sobre o outro possível procedimento, e ele disse que fez 'um favor de irmão' para mim, para me ajudar. Ele retirou meu órgão sem autorização, sem comunicar minha esposa ou minha mãe, que estavam no hospital", conta Carvalho.

O cirurgião disse, ainda, que notou a presença de cálculos e, por isso, fez o procedimento, mas, segundo Carvalho, na guia do prontuário constava como 'negativo' a presença de cálculos. "Foi erro médico. Ao sair da cirurgia, ele foi embora. Só percebeu o que tinha feito quando minha esposa ligou para ele. Estou indignado, sofri um prejuízo físico e emocional, para mim e para toda minha família. No fim das contas, não operei a hérnia", ressalta.

O médico disse ao paciente que não operou a hérnia porque, ao retirar a vesícula, vazou líquido biliar, e não era mais possível continuar o procedimento. Carvalho teve alta na terça-feira (26). "Estou juntando documentação, tenho tudo em mãos, e vou procurar a Justiça. Ele faria o que estivesse escrito lá, e se fosse um transplante?", questiona.

Em nota, o diretor administrativo do Hospital São Lucas, Sérgio Paes de Melo, informou que 'com respeito ao assunto da retirada de vesícula do paciente, informamos que abrimos inquérito médico-administrativo para saber a posição do médico assistente'. O G1 tentou contato com o médico responsável pela cirurgia mas, até a publicação desta reportagem, não houve retorno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário