quarta-feira, 6 de maio de 2015

Cateterismo cerebral é novidade no tratamento de AVC

Após 20 anos sem novidades para o tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre comemora os resultados de um novo procedimento para diminuir ou evitar sequelas nos casos de AVC GRAVE – o cateterismo cerebral. O tratamento já é realizado na Instituição em uma média de quatro a cinco pacientes por mês.
 
A chefe do Serviço Médico de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, Sheila Martins, destaca que esta é a conquista mais importante na neurologia vascular desde a demonstração em 1995 de que o rtPA (medicamento utilizado na veia para tratar o AVC) melhorava a evolução dos pacientes submetidos ao tratamento. “Os números impressionam. Em 2014, foram 15 mil casos de AVC no Rio Grande do Sul, 9 mil deles somente na Região Metropolitana”, salienta a médica para a gravidade da doença.
 
O cateterismo cerebral (trombectomia) permite ir com o cateter até o vaso do cérebro que está entupindo a circulação para retirar o coágulo. “Se o atendimento é rápido, o paciente tem uma chance maior de ficar com pouca ou nenhuma sequela”, explica a neurologista, que é representante da Organização Mundial de AVC no Brasil. A comprovação da eficiência do cateterismo no AVC (semelhante ao utilizado em casos de infarto) foi apresentada no Congresso Americano de AVC em fevereiro. Três estudos demonstraram 2,5 vezes mais chance de ficar independente com trombectomia do que com o tratamento clínico.
 
Sheila Martins também coordena o estudo, junto ao Ministério da Saúde, para a implantação da nova técnica em hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O projeto prevê a utilização do cateterismo cerebral em 15 instituições hospitalares públicas do país, sendo três em Porto Alegre”, informa. Daqui a 30 dias, será iniciado um estudo de viabilidade técnica para que o cateterismo cerebral seja implantado no SUS. Sheila Martins coordena o projeto do Ministério da Saúde que será realizado em 15 hospitais do país, sendo três em Porto Alegre.
 
Dados sobre o AVC
 
– Uma em cada seis pessoas no mundo terá um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ao longo de sua vida, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, a doença é considerada a principal causa de morte no Brasil, além de milhares de pessoas que ficam com sequelas.
– O principal caminho para amenizar as sequelas é garantir o atendimento preciso e rápido. E isso deve ocorrer logo após o surgimento dos principais sintomas, que normalmente são a paralisia ou dormência de um lado só do corpo, dificuldades súbitas para falar, para compreender a fala ou para enxergar, desequilíbrio e falta de coordenação.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário