quinta-feira, 7 de maio de 2015

DISQUE-DENÚNCIA NO CRO-PE

Denúncias também poderão ser registradas por secretária eletrônica

  
Sempre trabalhando em favor do exercício legal da Odontologia no Estado, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) passa, agora, a receber também denúncias por meio de um Disque-Denúncia. A opção será mais uma das diversas maneiras nas quais o profissional de saúde bucal e a população em geral poderá relatar casos de conduta imprópria no exercício da Odontologia.

Atualmente os principais meios de denúncia são o e-mail, site do CRO-PE, a Central Telefônica através do atendimento do fiscal presente e a denúncia de forma presencial. O disque denuncia irá incrementar o processo. "A Central Telefônica só funcionava durante o expediente já que necessitava do atendimento de um fiscal presente no Conselho. A ideia surgiu da necessidade de se ter um telefone que funcionasse 24 horas diariamente para que as denúncias fossem feitas", explica a Presidente do setor de Fiscalização do CRO-PE, Paloma Genú.
Ainda de acordo com Dra Paloma, "O fato de se ter disponibilizado um número específico facilita a estratégia e o acesso do denunciante. As denuncias ficam gravadas e serão ouvidas diariamente pelos fiscais. O Fiscal retornará a ligação para informar o andamento da denúncia".

O CRO-PE vem consolidando a fiscalização do exercício legal da Odontologia em todo o estado como um dos seus principais pilares de atuação. As ações de fiscalização estão sendo amplamente expandidas, sendo um exemplo disso as vistorias dos cursos de pós-graduação Odontológica da RMR que já aconteceram em 2015 (confira a matéria aqui http://www.cro-pe.org.br/site/noticia.php?id_noticia=758) e nas Clínicas Radiológicas do Estado (confira matéria aqui http://www.cro-pe.org.br/site/noticia.php?id_noticia=772). De acordo com dados fornecidos pelo setor de fiscalização, entre 2013 e 2014, elas aumentaram 200%. No ano passado, foram 2 mil fiscalizações, resultantes em 60 interdições éticas e 49 denúncias à polícia de exercício ilegal da profissão (cuja pena é de detenção de 6 meses a 2 anos). Por mês, o órgão recebe cerca de 40 denúncias da população.

"A fiscalização é, na verdade, um instrumento de proteção à sociedade. O profissional da Odontologia recebe do Estado a prerrogativa de somente ele ter a permissão legal para atender as necessidade em saúde bucal do paciente. A mesma legislação que assegura essa prerrogativa, entretanto, prevê que os profissionais sejam fiscalizados por seus pares, a fim de oferecer à comunidade uma Odontologia séria,competente e de qualidade. O CRO-PE não tem poupado esforços para realizar a fiscalização com eficiência a fim de prestigiar o profissional cumpridor da lei e proteger a população de ser enganada por pessoas não habilitadas ao exercício da Odontologia, conhecidas como ilegais", concluiu Dra Paloma.
 
PARA DENUNCIAR:

DISQUE-DENÚNCIA: (81) 3426.9926
E-MAIL: fiscalizacao@cro-pe.org.br
CENTRAL TELEFÔNICA: (81) 3194.4901
SITE: http://www.cro-pe.org.br/site/fiscalizacao01.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário