sábado, 23 de julho de 2016

Médico cria plano de saúde e cobra grávidas por pré-natal feito no SUS

Consultas de pré-natal que deveriam ser de graça eram vendidas por R$ 200 pelo médico, em Goiânia.
 
 
 
Um médico de Goiânia estava cobrando consultas de pré-natal que deveriam ser de graça. A consulta, pelo SUS - o Sistema Único de Saúde - era vendida por R$ 200.

Com uma câmera escondida, o produtor do Bom Dia Brasil acompanhou uma grávida em uma consulta. Ela tinha horário marcado com o ginecologista Divino Anselmo Orlando, um dos donos do hospital.
 
“Eu tenho dois planos: eu tenho como fazer a cesariana particular e eu tenho como fazer a cesariana pelo SUS também, sem você ter que ir no SUS”, disse o médico em uma consulta.
 
Durante a consulta, o médico disse que se a paciente escolhesse fazer a cesariana pelo SUS, teria que pagar um pacote.
 
“Esse pré-natal é um pacote fixo de nove consultas que a pessoa paga durante o pré-natal. Se por ventura você quiser entrar nesse plano, eu posso te enquadrar. A consulta é R$ 200”, disse o médico.
 
Ele diz que o pagamento para o "pacote" de consultas feitas pelo SUS, só poderia ser feito em dinheiro vivo. O pagamento fica acertado para o dia seguinte. Como combinado, R$ 1,8 mil em dinheiro.
 
O Ministério Público está investigando o caso e pediu pra Secretaria de Saúde de Goiânia fazer uma auditoria no hospital. Eles querem saber se o médico recebeu duas vezes pelos atendimentos. Primeiro de pacientes e depois do Sistema Único de Saúde.
 
Em um recibo entregue ao Ministério Público, a paciente que fez a cesariana pelo SUS pagou mais R$ 900 para ficar em um apartamento em vez da enfermaria.
 
“Há indícios claros de que ao se portar nessa conduta, de induzir o paciente a pagar parte do tratamento e o restante ser custeado pelo SUS, ele poderia estar incorrendo num crime, né, descrito no Código Penal, que é o crime de concussão’, explica Carlos Eduardo Itacaramby, representante do SUS de Goiânia.
 
O ginecologista já responde a um processo judicial por negligência na morte de um bebê. A mulher diz que pagou ao médico R$ 2 mil pelo parto.
 
“Paguei tudo particular e ele me deixou na sala do Sudis. Eu paguei para a minha mãe ficar comigo, pra me acompanhar. Não tinha uma cadeira sequer para ela sentar”, conta Márcia Ribeiro da Cruz, auxiliar de serviços gerais.
 
A equipe do Bom Dia Brasil tentou conversar com o médico, mas ele não quis falar. O advogado negou as acusações.
 
“Se existem outros processos, eu não tenho conhecimento. Especialmente esse que você está me falando de cobrança em duplicidade”, afirmou Wendel do Carmo Santana.
 
Bom Dia Brasil: Plano SUS existe?

Carlos Eduardo Itacaramby, representante do SUS de Goiânia: Na verdade não. É um sistema público de saúde. É um sistema previsto no artigo 196 da constituição que garante a todos. A todos, indistintamente, o acesso à saúde
 
O Conselho Regional de Medicina também está investigando a conduta do médico, que pode responder por improbidade administrativa e por peculato, que é o desvio de recursos públicos.
 
A administração do Hospital Monte Sinai, onde o médico é um dos donos, não comentou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário