Criada em dezembro de 2015, a Fundação para Segurança do Paciente tem por objetivo promover a redução de danos e mortes evitáveis no cuidado à saúde, por meio da participação ativa de pacientes, profissionais da área da saúde e sociedade civil.
Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde, em todo o mundo dezenas de milhares de pessoas sofrem danos em decorrência de erros associados à assistência à saúde. Nos Estados Unidos, os eventos adversos evitáveis são a 3ª causa de morte na área da saúde, atrás somente de câncer e doenças cardiovasculares.
Na América Latina, o Estudo Ibero Americano de Eventos Adversos na Atenção (IBAEAS), realizado em cinco países entre 2007 e 2009, mostrou que 10,5% dos pacientes hospitalizados sofrem algum tipo de evento adverso. Destes, 58,9% poderiam ter sido evitados.
Nossa grande missão é desenvolver o conhecimento e o entendimento dos eventos adversos responsáveis por mortes ou lesões permanentes no cuidado à saúde. Isso será feito por meio de uma agenda de pesquisa, métodos de avaliação e identificação, disseminação e comunicação voltadas à segurança do paciente. Para isso, contamos com o envolvimento de pacientes, familiares, organizações, compradores, pesquisadores e sociedade civil como um todo.
A segurança do paciente na área da saúde é um pilar essencial e, portanto, se faz necessário uma forte liderança, definição de objetivos, conhecimento e projetos estruturantes que ajudem a garantir este direito.
Acreditamos que a atuação conjunta de instituições de saúde e pacientes seja a forma mais eficiente de enfrentar os desafios relacionados à qualidade e segurança, e com isso conseguiremos alcançar as metas estabelecidas, oferecendo mais segurança e transparência a todos.
Missão
Promover a redução do dano e mortes evitáveis no cuidado à saúde por meio da participação ativa do paciente, dos profissionais de saúde e sociedade civil.
Valores
- Transparência;
- Reconhecimento de Responsabilidade;
- Ética;
- Respeito;
- Altruísmo/ solidariedade;
- Empatia;
- Inovação;
- Transformação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário