sexta-feira, 24 de abril de 2015

Ações gratuitas de saúde marcam dia de combate à hipertensão, no Recife

Na quarta (22), programação é voltada para servidores na Prefeitura.
Na sexta (23), Jaqueira terá atividades para população em geral.
 
O Dia Nacional de Combate à Hipertensão, celebrado em 26 de abril, será lembrado no Recife com duas ações gratuitas de saúde. Na quarta-feira (22), a programação será voltada para funcionários que trabalham na sede da Prefeitura municipal, no Cais do Apolo. Na sexta (24), estão agendadas atividades para a população em geral no Parque da Jaqueira, na Zona Norte da cidade. A ideia em ambos os eventos é destacar a ​i​mportância atividade física regular.

Na quarta-feira, servidores municipais terão acesso a orientações e materiais educativos sobre a hipertensão, além de aferição de pressão arterial e glicose, das 8h às 11h. Profissionais de educação física também farão avaliações físicas, com medição de peso, altura, cintura abdominal, entre outros. Ainda está prevista uma palestra sobre a 6º Diretriz Brasileira de Hipertensão ​A​rterial a ser ministrada para médicos e enfermeiros do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, a partir das 9h, no Auditório Capiba, no 15º andar da PCR.
 
Já a programação de sexta-feira será tocada por profissionais da Academia da Cidade, que vão fazer um aulão, a partir das 6h30. A expectativa é reunir cerca de 500 pessoas. Os profissionais do Centro Médico Ermírio de Morais também vão aferir a pressão arterial, glicemia capilar, além de distribuir materiais educativos e dar orientações sobre a doença aos participantes.

Para combater a hipertensão é preciso adotar hábitos saudáveis de vida, como fazer atividade física regularmente, reduzir drasticamente o consumo de sal, parar de fumar e diminuir a ingestão de bebida alcoólica. De acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Saúde oferece tratamento aos pacientes hipertensos em todas as unidades, com distribuição de medicamentos padronizados para a doença;

O Centro Médico Ermírio de Moraes é especializado em atender pacientes que precisem de acompanhamento de especialistas. Ele fica no bairro de Casa Forte, na Zona Norte, e dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por cardiologistas, nefrologista, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, educadores físicos, farmacêuticos e Academia da Cidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário