segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Mãe de menino que teve paralisia cerebral após cirurgia se acorrenta

Indignada, mulher protestou em frente ao Fórum de São Leopoldo.
Ela reclama da falta de assistência depois que filho ficou com paralisia.
 
 
Mãe se acorrentou em frente ao Fórum de São Leopoldo (RS)
(Foto: Reprodução/RBS TV)
 
A mãe de um menino de cinco anos, que ficou com paralisia cerebral após passar por uma cirurgia, resolveu protestar devido à demora de uma resposta sobre o caso na Justiça. Sem assistência para os tratamentos, a mulher tomou uma atitude desesperada na terça-feira (8): se acorrentou em frente ao Fórum de São Leopoldo, no Vale do Sinos.
 
“Eu não tenho mais o que fazer, a gente procurou todos os meios, procurou a justiça, diariamente eu venho no Fórum perguntar sobre o processo e não teve nenhuma audiência, até hoje nada foi feito, sabe?”, desabafa Tissiane Goulart.
 
Pais protestam depois que filho ficou com paralisia cerebral após cirurgia
 (Foto: Reprodução/RBS TV)
  
Aos três anos de idade, Ygor foi submetido a uma cirurgia para fimose e saiu do Hospital Centenário com paralisia cerebral. No prontuário, o médico responsável pela anestesia, Olimpio Sergio da Costa Albrecht, informou que Igor tinha uma doença cardíaca. Há quase dois anos, o menino vive em estado vegetativo.
 
“Meu filho não anda, não caminha, não enxerga, não consegue nem respirar sozinho. Eu acho muita injustiça com ele porque ele é uma criança, ele tem os direitos dele”, diz o pai Cristiano Haubrich.
 
O laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP) aponta contradição entre o que diz o médico anestesista em relação aos medicamentos usados e o que consta na folha de gastos da cirurgia. Nela, aparece o uso de propofol e bupivacaina, medicamentos não indicados para menores de 16 anos. O médico continua trabalhando e não foi responsabilizado judicialmente, o que indigna os pais.
 
“Eu não entendo isso, uma criança tão pequenininha, tão sadia que era, ficou assim desse jeito e nada está sendo feito. Eles não vão fazer nada nunca, vão esperar o meu filho morrer para ele ter direito de alguma coisa”, revolta-se a mãe.
 
Na terça (8), Tissiane passou o dia acorrentada e só saiu à noite porque o filho teve alta do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, onde estava internado. Ygor está em casa com a avó que é técnica de enfermagem aposentada. Os pais lutam também pra conseguir enfermeiros e atendimento especializado para o filho, enquanto ele está em casa.
 
"Meu filho não tem enfermagem como está prescrito e é grave. Ele tem que ter cuidados médicos e nunca teve, nunca teve”, comenta a mulher.
 
Por enquanto a família, recebe um salário mínimo por mês, que a Justiça retira da conta do médico, e depende da ajuda de amigos, porque os gastos com medicação, fonoaudiólogo e fisioterapia já passam de R$ 30 mil reais e o casal não consegue trabalhar porque o Ygor, quando está casa, precisa de cuidados 24 horas por dia.
 
“Cada dia é uma luta para nós, nós não sabemos se nós vamos conseguir vencer. Mas ele é muito guerreiro, muito forte”, afirma o pai.
 
Contraponto

 O Hospital Centenário, onde Ygor fez a cirurgia, disse que não comenta o caso, porque não tem informações. O médico não é funcionário do hospital, mas de uma de uma empresa que presta serviços para a instituição.
 
O Conselho Regional de Medicina do estado (Cremers) informou que investiga o caso sigilosamente e por isso não pode comentar.
 
A Secretaria Estadual da Saúde afirmou que o tratamento foi autorizado, mas que a família teria ficado um ano sem buscar os medicamentos e por isso houve bloqueio no sistema.
 
Já a Secretaria da Saúde de São Leopoldo disse que disponibiliza os tratamentos de fisioterapia e fonoaudiologia, mas a família preferiu profissionais particulares, e também, que não teria como conceder um enfermeiro para atender Ygor em casa.
 
Já o advogado do médico Olimpio Sergio da Costa Albrecht informou por telefone que o processo está em curso e a defesa está se manifestando na Justiça.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário