terça-feira, 29 de novembro de 2016

Polícia investiga morte de bebê em maternidade de Patos, Sertão da PB

Segundo polícia, família alega que houve um erro da equipe médica.
Direção diz que cumpriu protocolo e morte 'foge ao alcance da medicina'.
 
 
 
A Polícia Civil investiga a morte de um recém-nascido na maternidade Peregrino Filho, em Patos, no Sertão paraibano, ocorrida na noite do sábado (26). Segundo a Polícia Civil, familiares e a mãe do bebê que morreu alegam que houve um erro por parte da equipe médica.
 
Em nota, a direção da maternidade afirma que o atendimento "ocorreu dentro do que determinam os protocolos para partos assistidos prolongados". Diz ainda que "infelizmente e por razões que fogem ao alcance da medicina, a evolução do RN [recém-nascido] não foi satisfatória, tendo ido a óbito cerca de sete horas depois do parto".
 
De acordo com o delegado regional da Polícia Civil, Sylvio Rabelo, o boletim de ocorrência foi registrado no domingo (27), mas o inquérito só foi aberto nesta segunda-feira (28). Segundo o depoimento da família, a mulher de 21 anos chegou à maternidade na sexta-feira (25) sentindo contrações do parto e permaneceu até o sábado sentindo as dores.
 
“A família alega que durante todo o sábado ficou informando à equipe médica de que a mulher estava se sentindo muito mal, com as dores e debilitada e que queriam que o parto fosse feito por meio de cirurgia. Mas, todas as vezes que procuravam a equipe, a médica dizia que não iria fazer a cirurgia, pois a mãe iria ter o filho de maneira natural”, disse o delegado.
 
Ainda segundo a Polícia Civil, a criança nasceu de parto normal na noite do sábado, mas morreu em seguida por insuficiência respiratória. O delegado disse que vai ouvir o depoimento de familiares, testemunhas e a equipe médica que estava de plantão no dia.
 
“Ainda não sabemos quem é a médica responsável pelo parto, mas já estamos acionando a maternidade. Ainda não ouvimos os parentes, pois eles estão muito abalados. Nossa intenção é investigar para saber se houve um erro médico mesmo, ou se a morte da criança se deu por complicações naturais”, explicou Sylvio Rabelo.
 
Ainda de acordo com o delegado Sylvio Rabelo, o que chama a atenção da Polícia Civil é que este não foi o primeiro caso em que a maternidade sofre denúncias de erro médico, após morte de recém-nascidos. “Em 2015 tivemos um caso e no início do segundo semestre deste ano, também”, disse ele.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário