quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Dengue já pode ter causado mais de 100 mortes em Pernambuco

Aedes aegypti, mosquito da dengue, zika  e chicungunha, está em todas as localidades de Pernambuco / Rodrigo Lobo/ Acervo JC Imagem
Aedes aegypti, mosquito da dengue, zika e chicungunha, está em todas as localidades de Pernambuco
 Rodrigo Lobo/ Acervo JC Imagem
 
 
A contagem do número de adoecimentos por dengue, zika e chicungunha relativos a 2015 ainda não terminou em Pernambuco, mas os números parciais apontam 31 mortes confirmadas, atribuídas à velha conhecida, e 71 em investigação. Se todas forem comprovadas, já teremos ultrapassado a marca de 100, o que mostra a gravidade da epidemia, com mais de 146 mil prováveis doentes. Em 2014,  morreram 46 pessoas em razão da doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Na conta dos mortos não entra ainda a da índia xucuru Daniele Santana, que faleceu dia 6 de janeiro com infecção generalizada, 20 dias depois de ter apresentado sinais de virose. Na cidade onde ela morava, mais de 300 chegam ao hospital com sinais de dengue, zika e chicungunhs. Em uma semana, Pesqueira, no Agreste, pulou da 32ª para a 26ª posição entre os municípios com maior incidência de dengue no Estado.

 As próprias autoridades sanitárias acreditam, no entanto, que parte desses adoecimentos foi na verdade zika ou chicungunha, que só no segundo semestre do ano passaram a ter relevância nos levantamentos epidemiológicos. Em 22 dias, já são 1.386 casos suspeitos de zika e de janeiro de 2015 a 2 de janeiro de 2016, 2.605 de chicungunha, com 450 confirmações.o que mostra a gravidade da epidemia, com mais de 146 mil prováveis doentes. Confira a lista dos municípios com maior incidência (número de doentes por cada 100 mil habitantes).


Verônica Almeida - JC Mais Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário