terça-feira, 1 de setembro de 2015

Quem gasta com cigarro desperdiça 8,5 quilos de alimentos por semana


Cordel e charge de Wilson Freire/ Divulgação

Em momento de crise, economizar é a regra básica. Principalmente quando a poupança rende saúde. A dica do Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), este sábado,  é justamente poupar em cigarros. O professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, Paulo Barreto Campello, foi às compras e chegou à conclusão de que o dinheiro gasto com o consumo diário de um maço de cigarros poderia ser empregado em algo fundamental para a vida: alimentação. Sem fumar 140 cigarros ao longo de sete dias, seria possível poupar R$ 45,50, que, empregados na compra de alimentos, renderiam oito quilos e meio de gêneros básicos (arroz, feijão, açúcar, macarrão, farinha, café, batata, cenoura e laranja), sete ovos, 14 pães e dois litros de leite.
"Os fumantes de menor renda deixam de se alimentar adequadamente para manter o vício. Esses gastos correspondem no final do mês a praticamente cerca de 25% do salário mínimo”
Paulo Barreto Campello
Inspirado na comparação, o médico, também professor da FCM-UPE e cineasta Wilson Freire fez a charge acima. E alertou, de forma poética: “Quem fuma 20 cigarros por dia, toda semana, gasta dinheiro à toa, sua saúde se dana, podendo comprar com isso comida farta e bacana”. E você, que ainda fuma, está a fim de economizar despesa e doença?
Quer conhecer os outros males do cigarro e como se libertar dele? Acesse: http://actbr.org.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário