sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Mãe denuncia suposta negligência médica durante parto que resultou em morte de recém-nascido

 



Uma mulher identificada como Mayra Adrielle Santos de Menezes registrou um boletim de ocorrência denunciando uma suposta negligência médica que resultou na morte do seu filho durante o seu parto, no hospital Santa Casa de Rondonópolis ( a 218 km de Cuiabá).

Conforme as informações, o hospital teria sido informado de que a gestante só poderia ter filho por meio de cesariana, no entanto a equipe de plantão teria tentado induzir o parto normal. Por meio de nota, a unidade médica informou que Mayra deu entrada no hospital no dia anterior e que havia sido examinada por um ginecologista e obstetra.

O hospital pontuou que durante o exame não foi constatado nenhuma alteração na mãe ou no bebê.  A mulher teria sido devidamente informada sobre as condições de sua gestação e monitorada a todo momento para controle e observação.

A Santa Cassa ressaltou ainda que devido ao estado de saúde da paciente, bem o fato da unidade ser referência na “Rede Cegonha” do Ministério da Saúde, a equipe plantonista optou pelo trabalho de parto natural, pois a cesariana é um procedimento cirúrgico realizado somente com indicação médica formal.

Tempos depois, a mulher foi encaminhada à sala de cirurgia e durante o trabalho de parto a médica responsável indicou de imediato a cesariana, contudo no momento da cirurgia, constatou-se a presença de uma rotura uterina associada ao descolamento prematuro de placenta, ocasionada durante o período expulsivo do trabalho de parto natural.

“Assim, ressaltamos que o ocorrido é caracterizado como emergência obstétrica, e que o possível foi feito para preservação da vida da mãe e da criança, contudo infelizmente o feto já nasceu sem apresentar batimentos cardíacos (natimorto)”, diz trecho da nota.

O delegado Fernando Fleury da Delegacia de Defesa da Mulher  instaurou auto de investigação preliminar para apurar as circunstâncias do parto de uma gestante e a morte do bebê ocorrido no Hospital Santa Casa do município.  Foi determinado a realização de diversas diligências, entre elas a requisição de perícia, laudo de necropsia do bebê e requisição de informação à Santa Casa. A vítima deverá ser ouvida pela Polícia Civil assim que receber alta hospitalar.

O Mato Grosso


Nenhum comentário:

Postar um comentário