Uma paciente do sistema público municipal com sintomas aparentes de covid-19 procurou o Jornal da Manhã para denunciar o atendimento médico recebido. Ao ser informada sobre o caso da paciente, a Secretaria de Saúde se restringiu a apenas lamentar o ocorrido.
De acordo com Luciana Costa, ela foi atendida por um médico da rede que marcou um exame para detectar a exposição ou não ao novo coronavírus para o dia 29 de dezembro, mas ao chegar na URS São Cristóvão, a paciente foi informada de que a data do exame estava errada e que ela deveria procurar uma rede privada caso tivesse interesse em saber se estava com a doença ou não.
"Vim fazer o teste da Covid depois do afastamento social. Chegando aqui me informaram que o doutor marcou errado o dia do teste. Me disseram que já estava no nono dia e que se eu quiser saber se tive covid só exame pago. Estou a caminho do laboratório particular e indignada. Fiz o protocolo de isolamento e não consegui fazer o exame pelo município”, desabafou.
Em contato com a Secretaria de Saúde sobre o assunto e o que poderia ter ocorrido, a pasta por nota lamentou o fato.
“Os testes realizados pela Secretaria de Saúde obedecem ao protocolo do Ministério da Saúde e à própria bula de eficácia do teste, que deve ser realizado entre o 3º e o 7º dia de sintomas para ter um resultado sem alterações. As informações já foram passadas para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e para a população continua a orientação de que se apresentar quaisquer sintomas de síndrome gripal a pessoa deve procurar imediatamente uma UBS para avaliação médica”.
Ainda de acordo com a pasta, "a equipe da Secretaria de Saúde continuará com o monitoramento da saúde da paciente como vinha fazendo”.
Luciana Costa pagou R$300 para fazer o exame e ainda aguarda o resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário