sábado, 7 de março de 2020

Médico da UPA ignora lâmina em braço de metalúrgico ferido


O homem de 31 anos sofreu um acidente de trabalho e foi atendido na UPA no último dia 29; Prefeitura vai abrir sindicância para investigar o caso


Melitúrgico de Araraquara teve pedaço de lâmina em braço
ignorado por médico 

Um metalúrgico de 31 anos alega que foi vítima de erro médico em Araraquara. Ele sofreu um acidente de trabalho, no último dia 29 fevereiro e parte de uma lixadeira entrou em seu braço. Socorrido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, o homem teve o braço costurado e foi liberado. Uma semana depois, com o corte infeccionado, o rapaz passou por cirurgia para retirar parte da lâmina da lixadeira que estava alojada no braço e foi ignorada no primeiro atendimento. 

"No sábado dia 29 meu marido estava trabalhando e sofreu um acidente de trabalho. Foi socorrido e levado para a UPA. Quando foi atendido, ele falou para o médico que tinha um objeto dentro do braço dele, mas o médico disse que era o impacto, que não tinha nada e não fez radiografia. O braço foi costurado e meu marido foi liberado com os pontos. O corte infeccionou. Agora voltamos para a UPA e foi feito o exame, a radiografia necessária e constatou que parte do objeto está no braço dele", conta a esposa, Carolina Lopes.

A mulher alega que houve negligência médica. "Ele foi liberado, não notaram que o objeto estava lá. Fomos ao posto de saúde para tomar vacina de tétano e disseram que ele não precisava, porque está com a vacinação em dia, mandaram apenas limpar o curativo, mas ele está com muita dor e com o corte infeccionado".

De volta à UPA, nesta sexta-feira (6), a equipe médica explicou que o processo de cicatrização estava avançado e seria necessário um procedimento cirúrgico, o rapaz então foi encaminhado para o Hospital Dr. José Nigro Neto, em Américo Brasiliense, onde passou por avaliação médica e através de uma cirurgia retirou o objeto do braço.  

O caso foi registrado em Boletim de Ocorrência e a vítima também passou pelo IML (Instituto Médico Legal).  

Outro lado
Em nota, a Secretaria de Saúde informa que notificou a FunGota, autarquia responsável pela administração das UPA's da cidade, que irá abrir sindicância para apurar o caso. É importante ressaltar que o paciente está sendo acompanhado e recebendo toda assistência médica necessária por parte da Secretaria de Saúde. A cirurgia para retirada da lâmina foi realizada pelo médico coordenador da UPA no Hospital Estadual de Américo Brasiliense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário