quinta-feira, 29 de abril de 2021

Sem médicos em número suficiente, pacientes procuram hospital de Poá e ficam sem atendimento

 

Direção da unidade informou que três dos cinco profissionais escalados para o plantão faltaram no trabalho. Os dois que ficaram em atendimento precisaram ser realocados para casos de urgência e emergência.


Paciente registra falta de atendimento no Hospital Municipal Dr. Guido Guida


Pacientes que buscaram atendimento no Hospital Municipal Guido Guida, em Poá, encontraram dificuldades nesta quinta-feira (29). Logo pela manhã, moradores denunciaram a falta de médicos na unidade e relataram que a orientação era buscar assistência em outros locais.

A moradora Valdenice Brum chegou a gravar um vídeo ao encontrar a unidade sem atendimento. As imagens foram enviadas à produção do Diário TV (assista acima). No vídeo, ela mostra que, após insistência, a recepção do Guido Guida abriu ficha para atender um paciente idoso.

“Negligência médica. Não pode abrir ficha. Abriu a do senhor agora porque eu liguei pra polícia e mandei mensagem pra vocês. Não tinha médico, agora apareceu médico? Viu eu ligo para a polícia, ligando para a TV Diário, agora está abrindo ficha”, afirma Valdenice.

De acordo com a Prefeitura, o motivo da falta de atendimento é a ausência de três dos cinco profissionais que deveriam estar em plantão. Outros dois precisaram ser realocados para atender, somente, aos casos de urgência e emergência.

Hospital Municipal Guido Guida em Poá


Até o início da tarde, pelo menos 10 pessoas foram vistas na unidade buscando atendimento. Segundo os pacientes, um funcionário explicava que deveriam recorrer a outros hospitais, inclusive, em municípios vizinhos. A dona de casa Flávia Reis foi uma das moradoras que esteve no local, mas precisou voltar para casa.

“Eu estou com um probleminha no meu dedo, acho que tem um bichinho no meu dedo, já tem quase um mês. Está bem inchado, dolorido. E meu filho está com dor de estômago, passou a noite todinha. Não tem médico. [O funcionário] falou que não tem médico, não tem atendimento. Perguntei se mais tarde ia ter, só que não soube responder. [A orientação foi] ir no posto de saúde, mas o posto não resolve”, relata.

Flávia diz que cogitou buscar atendimento em Ferraz de Vasconcelos, mas foi informada que as unidades do município também estão lotadas. Ela destaca, ainda, que essa não é a primeira vez que o problema ocorre.

“O melhor seria aqui. Já tem uma base do outro lado de criança. O certo é ter médico, né?” “É uma vergonha, porque tanto dinheiro, a gente paga imposto e está desse jeito. Não é a primeira vez não. Tem que ir embora, mas acho que vou vir mais tarde”, completa.

Diretores do hospital, que preferiram não gravar entrevista, explicaram que o Guido Guida tem recebido, em média, mais de 400 pacientes todos os dias no pronto atendimento. O número inclui casos da Covid-19 e outras doenças.

Para o plantão desta quinta, cinco médicos foram escalados. No entanto, três acabaram faltando, sendo que um deles está com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Por esse motivo, a direção precisou mudar o esquema de atendimento.

Dos dois profissionais disponíveis, um está atendendo somente aos casos suspeitos ou confirmados da Covid-19, cujo pacientes apresentem sintomas graves, como falta de ar ou baixa saturação de oxigênio. Quem tiver sintomas leves deverá buscar as Unidades de Saúde da Família (USF).

O outro médico está atendendo casos de urgência e emergência, isto é, pacientes com risco à vida, como suspeitas de infarto ou AVC, por exemplo. A expectativa é de que a partir das 19h o atendimento seja normalizado com a troca de plantão.



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