sábado, 13 de novembro de 2021

Família relata descaso e cobra apuração sobre morte de homem que teve atendimento negado no Walfredo Gurgel

 José Willams da Rocha, 56 anos, morreu na última sexta-feira (5) em Natal. O homem se sentiu mal por volta das 14h30 e procurou o pronto-socorro do Hospital Walfredo Gurgel, mas não conseguiu ser atendido, como ele deixou registrado em vídeo. Ele conseguiu uma internação no Hospital dos Pescadores, no bairro das Rocas, onde teve uma parada cardíaca e morreu. Por mais de 40 minutos, os profissionais tentaram reanimá-lo, mas não tiveram sucesso. Até chegar lá, no entanto, José Willams teve que enfrentar falta de informações e negativas para atendimento. 



Foto compartilhada por Williana Rocha no aniversário do Pai, José Willams, em 2017

Os filhos do comerciante José Williams se reuniram na loja do pai, na manhã desta segunda-feira (8), no bairro de Mãe Luiza, Zona Leste de Natal. A família cobra justiça e esclarecimentos sobre o caso de José William, que apesar de apresentar sintomas de infarto, teve atendimento negado, segundo ele mesmo denunciou em um vídeo que repercutiu nas redes sociais no domingo (7).


Segundo Williana dos Santos Rocha, filha de José Willams, ninguém sequer questionou no Walfredo Gurgel se ele teria condições de se deslocar para outra unidade de saúde. "Ele saiu sem avisar ninguém, não sabia a quem pedir socorro, não sabia para onde ir e quando chegou no hospital não referenciaram ele, não socorreram, não encaminharam ele. Ele teve ligar para a esposa ir buscar ele no Walfredo e deixar ele no Hospital dos Pescadores, nas Rocas", desabafa Wlliana.

José Willams era um paciente cardíaco. Em fevereiro de 2019 ele precisou realizar um cateterismo e uma angioplastia. Na época, ele não precisou de urgência e conseguiu agendar os procedimentos pelo Serviço Único de Saúde (SUS). Contudo, nada disso foi questionado quando ele chegou ao Walfredo Gurgel.


No Hospital dos Pescadores, ele chegou a convulsionar e teve uma parada cardíaca. "Fizeram de tudo para reanima-lo, foram mais de 40 min tentado trazê-lo de volta, mas infelizmente sem sucesso", disse a filha. 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que uma sindicância foi aberta para apurar o caso. O homem de 56 anos foi sepultado no sábado (7), sob forte comoção de amigos e familiares no cemitério de Nova Descoberta.

"Meu pai era um homem honesto, nunca gostou de confusão, uma pessoa tranquila e querida no bairro que se criou (Mãe Luíza), filho de comerciantes" afirma Williana Rocha.

Relato
O vídeo em que o homem relata o insucesso no atendimento ao Walfredo Gurgel só foi visto por ela e demais familiares depois do ocorrido. Compartilhado nas redes sociais, o registro do desespero do comerciante comoveu centenas de pessoas.

A vítima relatava sentir dor no peito e tinha visível sudorese excessiva (muito suor). Ele procurou o hospital depois de ter sentir-se mal por volta das 14h30 da sexta-feira. No momento, ele estava no depósito de material de construção. Um primo dele estava no local no momento e o transportou até a unidade de saúde. Chegado ao pronto-socorro, ele liberou o primo, o avisando que seria atendido e que ele voltasse ao estabelecimento para atender os clientes.

Depois de não conseguir o atendimento, José Willams ligou para esposa, que o buscou e levou para o Hospital dos Pescadores.

"Ele falou com vários servidores, até com a assistente social e mandaram apenas ele procurar uma UPA. Não deram nenhuma orientação de qual UPA procurar, visto que a Zona Leste de Natal não possui cobertura de UPA. Não perguntaram se ele tinha como se locomover até outro serviço e nem se ele estava sozinho ou precisava de transporte SAMU. Nada foi feito por ele", disse a filha Williana Rocha.

A Sesap disse que cada unidade que compõe a Rede de Urgência e Emergência tem um perfil específico, que é pactuado e aprovado nas instâncias deliberativas do SUS. Ainda informou que a rede é constituída de diferentes "portas de entrada" e que o paciente foi encaminhado ao Hospital dos Pescadores, porque possui o perfil adequado para ofertar o atendimento necessitado.

A Sesap informou através de nota que uma sindicância foi instaurada para apura o caso. A governadora Fátima Bezerra lamentou a morte de José Willams e pediu rigor na apuração e que sejam tomadas as medidas cabíveis.


Veja vídeo gravado pelo homem, relatando não ter conseguido atendimento no Walfredo Gurgel:





Nenhum comentário:

Postar um comentário