Desde o início do ano passado quem precisa passar por consultas de retorno é instruído a levar o resultado de exame via foto no celular para a avaliação dos especialistas |
Em Diadema, pacientes da UBS (Unidade Básica de Saúde) Paineiras, no bairro Taboão, voltam a lidar com descasos na unidade de saúde. Desde o início do ano passado quem precisa passar por consultas de retorno é instruído a levar o resultado de exame via foto no celular para a avaliação dos especialistas, pois o local não possui impressoras. “Estou indignado. Precisei tirar foto do monitor do computador para levar aos médicos o resultado dos exames de sangue e urina”, diz o líder comunitário Cosmo Maciel.
Além do problema com a falta de impressora, Cosmo afirma que a UBS passa por vários problemas estruturais, como a porta enferrujada, que, segundo o morador, oferece riscos às pessoas que transitam por ali. “É lamentável. Os pacientes ficam prestes a tropeçarem e se cortarem na parte quebrada da porta por causa da ferrugem”, reclama.
Questionada, a Prefeitura de Diadema informa que todos os consultórios da UBS possuem computadores conectados ao sistema de laudos do laboratório municipal. Os munícipes também podem acessar o resultado dos exames pela internet, mediante código de solicitação fornecido no momento da coleta. Assim, não há necessidade de que os resultados de exames sejam impressos, nem pelo paciente, nem pelo serviço. Os médicos serão novamente orientados para que acessem os resultados eletronicamente no momento da consulta.
Repórter Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário