terça-feira, 16 de junho de 2015

Falta de médico em UPA leva pacientes a enfrentarem fila no Hospital Mendo Sampaio

 
Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco enfrentaram dificuldades para atendimento nesta segunda-feira no Cabo de Santo Agostinho, onde a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da rede estadual, administrada pelo Imip Hospitalar, passou manhã e tarde com apenas um clínico. O Hospital Mendo Sampaio, da rede municipal do Cabo, por sua vez, enfrentou excesso de demanda. “As pessoas disseram que a UPA fechou o plantão e todo mundo vem pra cá, o atendimento é o dobro”, disse, à noite, uma funcionária do atendimento do hospital, que começou a noite já com grande demanda

Segundo uma funcionária da UPA que tem o nome preservado para evitar que seja punida, a unidade passou o dia com apenas um clínico, quando deveria ter três a quatro, além de dois pediatras. Só à noite passou a contar com dois clínicos e dois pediatras. A informação coincide com a do gerente do Hospital Mendo Sampaio, Labreildes dos Santos, 40 anos. “Há mais de dois meses a UPA tem apenas dois médicos e quando há remoção (transferência de paciente) fica só um médico, que fecha o plantão”, disse.

Labreildes acrescentou que já tentou um contato com a UPA para buscar uma solução. O Hospital Mendo Sampaio funciona com uma equipe quatro clínicos, cirurgião, dentista e radiologista (raios X) para 500 atendimentos/dia, mas quando a UPA fecha o plantão sobe para 700 a 800, disse. Ainda segundo o gerente o hospital atende demanda de outros municípios vizinhos, principalmente de Escada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário