O erro médico é um assunto muito difícil. Se já é um drama quando acontece com adulto, imagina quando acontece com bebês ou crianças…
Em quatro anos, processos por erro médico cresceram 140% no STJ, Superior Tribunal de Justiça. São casos já julgados nos tribunais estaduais que passam para a esfera superior por recurso. Em 2010, foram 260 ações encaminhadas à corte sobre o tema. No ano passado, foram 626 processos. Nesse período, 18 médicos tiveram seus registros cassados e outros 625 receberam outros tipos de punições do Conselho Federal de Medicina
Os convidados deste programa têm histórias tristes para contar. Mas é importante que sejam divulgadas para chamar atenção para que outros casos semelhantes não mais aconteçam.
Convidadas: Viviane Macedo, estagiária de Direito da Defensoria Pública, mãe da Polyana (11), da Pietra (15) e do Davi (2); Valdete da Silva Souza, dona de casa e costureira, mãe do Renato (34), aposentado por invalidez, e do Jeferson (23); Rosângela Alves Florentino, dona de casa, mãe da Bruna (falecida aos 8 anos por erro médico), do Johnny (22), da Daiane (21) e da Bianca (19).
Especialistas: Edna Araújo Vieira, advogada especialista em Direito Civil e Processo Civil; Dr. Otelo Chino Júnior, conselheiro do CREMESP – Conselho Regional de Medicina de SP e Endocrinologista; Júlio Peres, psicólogo clínico e doutor em Neurociências e Comportamento; autor do livro: “Trauma e Superação – o que a psicologia, a neurociência e a espiritualidade ensinam”; Sandra Domingues, presidente da ONG Justiça é o que se Busca.
Na reportagem de Fernanda de Luca, uma história mais comum do que se imagina: erro médico na hora do parto. Tem ainda Pedrinho Tonelada e um papo com as pessoas pelas ruas de São Paulo.
Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário