Procedimentos de endoscopia digestiva e colonoscopia estão suspensos por 30 dias. Unidade já foi referência no tratamento de queimados. Direção do hospital disse que peça que faltava para consertar aparelho de ar-condicionado chega na quarta-feira (16).
Falta de remédios suspende exames e cirurgias no Hospital Federal do Andaraí
O Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte do Rio, está sem medicamentos e sedativos e, com isso, as cirurgias precisam ser adiadas.
Segundo os pacientes, falta até ar-condicionado na ala de queimados do hospital, que já foi referência nesse tipo de lesão.
Não é de hoje que os pacientes denunciam o caos no Hospital do Andaraí.
Um vídeo mostra uma mãe que foi visitar o filho, internado com queimaduras, abanando o paciente com as mãos porque o ar-condicionado não funciona.
“A mãe veio visitar o filho e não tem o ar-condicionado, ela tá abanando ele devido às queimaduras. É um descaso, né? Ainda mais num hospital federal”.
Sem ar-condicionado no Hospital do Andaraí, parente tem que abanar paciente
A acompanhante, que grava o vídeo, diz que o problema não é de agora e mostra várias pessoas internadas que também estão sofrendo com a situação.
“Ouvi relatos de pacientes antigas que já tem já quase dois anos sem o ar-condicionado. No setor de queimados isso. Essa é somente uma enfermaria, fora as outras”.
Exames suspensos
No setor de exames, um comunicado avisa que os procedimentos de endoscopia digestiva e colonoscopia estão suspensos por trinta dias, podendo ser prorrogado.
Pacientes que estão na fila para fazer a cirurgia bariátrica estão inconformados, porque não conseguem fazer o procedimento sem passar pelo exame.
“A questão da endoscopia é algo inaceitável. Nós temos que fazer um monte de exames, corremos para fazer os exames para a bariátrica, e quando chega num dos exames mais importantes que é a endoscopia, tem um aviso lá dizendo que não tá fazendo”.
Além dos exames, pacientes também reclamam que faltam sedativos, fazendo com que cirurgias acabem sendo canceladas.
“Eu sou paciente do Hospital Federal do Andaraí e estou na fila esperando para fazer a cirurgia bariátrica, porém a fila não anda por falta de sedativos. São longas esperas, os exames vão vencer e até agora estamos sem respostas”.
A informação sobre a falta anestésicos e de medicamentos foi confirmada em um ofício que circulou entre as chefias de diferentes setores do hospital.
O documento alertava também sobre os riscos imediatos que a falta de estoque poderia provocar no atendimento.
O RJ1 teve acesso ao ofício. Ele foi enviado na terça-feira passada (8).
No documento, a chefia técnica avisa à chefia da área de clínicas cirúrgicas que o estoque estava em situação crítica e que, até aquele momento, não havia informação sobre reposição.
Em razão disso, a ordem era priorizar o atendimento para os pacientes com risco de morte iminente.
No fim do mês passado, o RJ1 mostrou que a emergência do Andaraí já estava restrita e atendia somente casos gravíssimos.
Agora, com a situação ainda mais delicada, os pacientes não sabem mais a quem recorrer.
“A fila está parada. Já era pra eu ter feito a minha bariátrica e por conta disso eu não tô conseguindo fazer. E eu queria que tomassem algumas providências porque, assim, eu preciso, estou necessitada”.
O que dizem o Ministério da Saúde e o hospital
O Ministério da Saúde informou que outras unidades federais estão cedendo sedativos para manter o atendimento aos pacientes internados no Hospital Federal do Andaraí, até que seja normalizada a entrega dos insumos por parte dos fornecedores.
A direção do hospital declarou que os exames de endoscopia não foram interrompidos.
Já sobre a falta de ar condicionado, no centro de tratamento de queimados, a direção disse que o aparelho começou a apresentar problemas em março deste ano, e que a peça que faltava para o conserto deve ser entregue nesta quarta-feira (16).
Nenhum comentário:
Postar um comentário