Imagens feitas por familiares e acompanhantes mostram o abandono do Hospital Doutor Clementino Moura, em São Luís.
Pacientes denunciam problemas no maior hospital público do Maranhão
Pacientes do maior hospital público do Maranhão denunciam a falta de limpeza, problemas na estrutura e a demora para realização de exames. O Jornal Hoje teve acesso a imagens feitas por familiares e acompanhantes que mostram o abandono do local.
Um vídeo mostra que o lixo fica ao lado de onde os pacientes ficam internados, no principal hospital público de urgência e emergência do estado. Apesar de ser municipal, o hospital Doutor Clementino Moura, em São Luís, tem convênio com municípios do interior e recebe pacientes de todo o estado. Por mês, são quase 6 mil atendimentos.
“Tem muito rato, tem muita barata. Muito bicho. Você tem que passar por isso, enquanto uma pessoa está recém-operada com risco de infecção. Isso é desumano. É cruel. É muito grave”, diz Ana Paula Branco, acompanhante de paciente.
Pacientes registraram o lixo que fica ao lado dos internados no hospital.
Essas e outras denúncias de pacientes foram recebidas pela Defensoria Pública do Maranhão. Ela informou que vai solicitar que a Vigilância Sanitária faça uma inspeção no hospital e avalie qual o risco que as pessoas internadas estão correndo.
“Nós vamos expedir ofícios para a direção da unidade fixando prazos para que as irregularidades apontadas nos vídeos, elas sejam corrigidas”, explica Cosmo Sobral, defensor público.
O Jornal Hoje questionou a secretaria de Saúde de São Luís sobre a falta de limpeza no hospital. Em uma nota, afirmou, apenas, que duas empresas fazem a coleta de resíduos periodicamente na unidade. A secretaria não falou das denúncias dos pacientes, que relatam a presença de ratos e de insetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário