sexta-feira, 4 de novembro de 2022

DESCASO NA SAÚDE PÚBLICA: Mulher é mandada do Hospital para casa com maxilar e gengiva quebrada por falta de vaga

 

Mulher aguarda em casa, por uma vaga de urgência após sofrer acidente grave de moto em Xinguara



No inicio da madrugada da última sexta-feira, 21, Alane de Lima Silva, de 22 anos de idade, sofreu um acidente de moto nas proximidades do terminal rodoviário de Xinguara, sudeste do Pará. Alane de Lima, bateu a moto que pilotava na traseira de um caminhão que estava estacionado na rua.

Uma unidade do SAMU foi acionada para prestar socorro a vítima, que foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24) do município, após os exames realizados naquela unidade foram constatadas pelo menos duas fraturas, uma no maxilar direito e outra na gengiva.

Após ser atendida na UPA, a paciente foi encaminhada e regulada com a solicitação de vaga para um Hospital de Alta Complexidade, onde deveria passar por cirurgias. Já devidamente regulada, Alane de Lima foi transferida da UPA-24, para o Hospital Municipal de Xinguara, onde ficou aguardando a vaga, vaga essa que não foi liberada.

Segundo as informações repassadas pela própria Alane de Lima Silva, ela simplesmente foi liberada pelo médico, com a justificativa de que, não havia nem previsão de uma vaga para a paciente. Só que, após encaminhada e regulada, essa vaga não é mais de competência do município, como explicou por telefone a coordenadora da Regulação de Xinguara, Iomara Souza.

“Olha, a paciente Alane de Lima Silva, continua no sistema de urgência, foi feito uma atualização do quadro dela por volta de 10:20hs, de hoje, domingo, a vaga pode sair a qualquer momento, apesar de que essa vaga para Buco Maxilo, é um pouco mais difícil de conseguir. Agora quanto ao procedimento do médico em mandar a paciente para casa, é que ela pode ficar mais confortável o que no Hospital, mas veja bem, nesse caso, se o paciente está sentindo mal-estar, este deverá retornar ao HMX, ou a UPA em até 48 horas”, afirmou.

Iomara disse ainda que, se a vaga de urgência não for liberada ainda hoje, nas primeiras horas de segunda-feira 24, a coordenação de regulação do município estará tentando uma consulta ambulatorial no Hospital Regional de Redenção para a paciente Alane de Lima Silva ser avaliada por Buco Maxilo Facial.



Roserval Ramos





Nenhum comentário:

Postar um comentário