Menino de dois anos morreu na segunda-feira, durante atendimento no hospital Estrela. Para família, houve descaso em atendimento anterior
Isac morreu no hospital de Estrela na segunda-feira à noite, após piora no quadro clínico |
Inconformada, a família de Isac Natalício da Silva busca explicações. O menino de dois anos e meio morreu na noite dessa segunda-feira, dia 20, no Hospital Estrela. Isac havia sido atendido na mesma instituição no domingo.
Após o atendimento, foram receitados antibiótico e o paciente foi liberado. O quadro seria de bronquite e infecção na garganta. A família afirma que insistiu para que mais exames fossem realizados.
Na noite seguinte, Isac teve uma piora significativa e a família o levou de volta ao hospital. Logo após a chegada, o menino foi entubado. De acordo com a família, os médicos responsáveis pelo atendimento informaram que o menino teve uma parada cardíaca e que havia sido necessário aplicar adrenalina.
Isac morreu no hospital. Para a família, Isac foi vítima de descaso. “Se estivessem feito o raio-X da forma que nós pedimos, ele poderia ter ficado baixado no hospital. Se tivesse realmente um quadro de diabete, os exames iam apontar”, diz a mãe, Deise Ferreira da Silva.
O atestado de óbito aponta como causas da morte choque séptico, septicemia e hemorragia pulmonar. O corpo de Isac foi enterrado ontem à tarde no cemitério municipal de Novo Paraíso.
Hospital abre sindicância
A assessoria de imprensa do grupo Divina Providência, responsável pelo Hospital Estrela, se manifestou por meio de nota.
De acordo com o texto, o hospital tomou conhecimento de que a família teria pedido mais exame na quarta-feira por meio da imprensa. “Este novo elemento será apurado junto ao médico plantonista do domingo, que prestou assistência ao paciente”, diz um trecho da nota.
O texto informa ainda que uma sindicância interna foi instaurada para apurar os fatos e que a família será chamada para uma reunião de esclarecimentos.
Confira a íntegra da nota:
O Hospital Estrela (HE) está apurando todos os fatos ocorridos na instituição sobre o paciente menor de idade, que veio a óbito no dia 20 de janeiro de 2020. Os registros do 1º atendimento, no domingo, 19, não evidenciam conduta assistencial inadequada ao caso. Na quarta-feira, 22, à tarde, o hospital tomou conhecimento, por meio da imprensa, de que a família alega ter solicitado ao médico a realização de exames na criança, não tendo sido atendida neste pedido. Este novo elemento será apurado junto ao médico plantonista do domingo, que prestou assistência ao paciente. Considerando o relato da família feito à imprensa, foi instaurada sindicância interna, cujos trâmites devem ser observados e levarão o tempo necessário para que tudo seja, minuciosamente, averiguado. O HE chamará a família do paciente para uma reunião de esclarecimentos.
O Hospital Estrela lamenta, profundamente, o falecimento do menino Isac e se solidariza com seus familiares e amigos.
Nota assinada pela Direção do Hospital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário