sábado, 18 de janeiro de 2020

Denúncias apontam péssimas condições de higiene em hospital de Duque de Caxias

Parentes registraram a falta de banho e a presença de insetos nos leitos do Hospital Moacir do Carmo. A Secretaria de Saúde de Caxias disse que abriu inquérito administrativo para apurar as denúncias.


Parentes de pacientes internados denunciam péssimas condições em
hospital de Caxias

Parentes de pacientes internados no Hospital Moacir do Carmo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, denunciaram péssimas condições de higiene da unidade.

Em um vídeo divulgado pelo RJ2 nesta terça-feira (14), é possível ver um interno sem cuidados básicos e com insetos espalhados em seu leito.

"Eu vi na cama bichinhos de mosca, mas estava em larva já. Eu chamei e mostrei. Me falaram que poderia vir de algum lugar. Ontem eu cheguei e fui falar com ele, que estava acordado. Ele foi mexer o nariz e saiu vários bichos, várias larvas, bicho, tapuru mesmo. E isso é inaceitável", disse Michelly, que está com o pai internado na unidade desde 31 de dezembro, com um quadro de infarto, pneumonia e infecção.

Segundo Michelly, a falta de higiene é o principal motivo para explicar o que está acontecendo com o pai dela.

"Tem dia que ele não toma banho. A responsável disse que eles tomam banho todo dia, mas não tomam. Eu não sou burra. A gente sente. É ar quente, ar condicionado que não funciona e as moscas ficam em cima".

Falta informação


Outros parentes que acompanham pacientes no hospital de Duque de Caxias também relataram falta de condições básicas de higiene. Além disso, alguns apontam falta de informação sobre o estado de saúde do doentes em estado grave.

"Eu vejo que os médicos não estão dando satisfação e não estão comunicando a gente do estado dele. A gente entra e o meu avô fede. Fica cheio de mosca em cima dele, mosca varejeira mesmo", contou a recepcionista Carla Rodrigues.

A técnica de enfermagem Elizabeth Fernandes disse que enquanto estava como visitante no Moacyr do Carmo ficou surpresa com a falta de monitoramento dos pacientes graves.

"Quando eu passei, vi o monitor e avisei a filha, o paciente tá parado, chama o médico. Ele já tinha morrido. A filha estava ali alisando e falando com o paciente que já estava morto. Eles não tinham nem visto que ele já estava morto. É essa indignação gente", explicou Fernandes.

O que diz a Secretaria de Saúde


A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias informou que abriu um inquérito administrativo para apurar as denúncias. Segundo eles, o sistema de refrigeração foi afetado por conta do calor dos últimos dias e da instabilidade de energia elétrica.

A secretaria também confirmou a presença de insetos na unidade, mas disse que dedetizou o lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário