segunda-feira, 31 de maio de 2021

Bebê de 10 meses morre após atendimento na UPA de Araguaína e mãe cita negligência

 A bebê teria sido medicada com duas injeções de dipirona.

Mãe cobra justiça após morte da filha de 10 meses

Uma bebê de apenas 10 meses de vida morreu após ser atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguaína, na madrugada deste domingo (30). A mãe da criança, uma adolescente de 17 anos, acredita que a morte da filha pode ter sido causada por negligência médica e quer justiça. 

À reportagem, a mãe Maria Clara relatou que a bebê apresentou cansaço ao respirar durante a noite de sábado e resolveu levá-la para a UPA. Ela chegou na unidade por volta de meia-noite. 

Segundo a mãe, a médica receitou duas injeções de dipirona sem fazer exames na bebê e depois a liberou por volta das 3 horas da madrugada.

“Fui encaminhada para a doutora. Aí ela falou que podia ser só uma dorzinha de dente ou então gases na barriga, e deu duas injeções de dipirona para ela no bumbum. Quase no mesmo lugar. Depois dessas injeção minha filha ficou fraca, e não foi mais a mesma pessoa de antes. Depois da injeção minha filha ficou ruim demais”, conta. 

Após esse primeiro atendimento, a mãe retornou para casa com a bebê, mas o quadro dela se agravou nas horas seguintes. “Minha filha ficou com o olho roxo e hoje de manhã ela começou a vomitar”.

Em seguida, a mãe levou a filha às pressas para a UPA e a entregou nas mãos dos profissionais, mas acha que a criança já estava morta. 

“Quando eu cheguei na UPA minha filha já estava morta. Eu quero justiça! O médico não fez exame de sangue e não viu o batimento cardíaco para saber se ela estava bem. Só botaram um aparelho no ouvido dela, só isso. Medicaram e não fizeram mais nada. Absolutamente nada!”.

A mãe disse que confiou nas palavras da médica de que não seria nada grave. “Me deu uma receita e mandou pra casa. Falou que era só uma dorzinha e eu confiei, porque se é doutora, eu tive que acreditar na palavra dela. Eu acreditei e tá aí, minha filha morreu”, disse chorando. 

O QUE DIZ A UPA?

Em nota, o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), responsável pela gestão da UPA do Araguaína Sul, disse que lamenta profundamente a morte da paciente e cita que criança recebeu alta da unidade a pedido da mãe na madrugada deste domingo, e quando retornou no final na manhã do domingo para a UPA, a bebê já chegou em óbito.

O ISAC disse que já solicitou todos os dados do prontuário para a Comissão de Revisão de Prontuário faça a avaliação do caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário