sexta-feira, 7 de maio de 2021

Filha cuja mãe morreu após ser atendida por falso médico será indenizada

Caso do falso médico ocorreu na Santa Casa de Misericórdia de São Roque, no interior de São Paulo

A Prefeitura de São Roque, município no interior de São Paulo, próximo de Sorocaba e a cerca de 65 km de distância da capital paulista, terá que indenizar em R$ 200 mil uma mulher cuja mãe morreu após ser atendida por um falso médico.

A decisão foi proferida na última segunda-feira (26) pela 8ª Câmara de Direito Público do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), que manteve a decisão da 2ª Vara Cível de São Roque, que havia sido alvo de recurso do município do interior paulista.

Em junho de 2015, a mãe da mulher que receberá a indenização foi internada na Santa Casa de Misericórdia de São Roque, com o diagnóstico de pneumonia tendo sido feito por um homem que se apresentava como médico.

Na apelação, a prefeitura alegou, segundo os autos, que "apenas repassa a verba para a Santa Casa de Misericórdia, que é entidade filantrópica, de modo não ser responsável pela fiscalização do serviço prestado pelos médicos que fazem parte da rede de saúde municipal".

O desembargador Percival Nogueira, relator do processo, porém, concluiu que o município "possui o dever de fiscalizar o serviço prestado pelo hospital conveniado com o SUS (Sistema Única de Saúde)".

A conclusão, portanto, é a de que conquanto a municipalidade procure excluir a sua responsabilidade, certo é que possui o dever de fiscalizar o serviço prestado pelo hospital conveniado com o SUS através dos profissionais da saúde, sendo reconhecida, na espécie, a sua legitimidade passiva 

Desembargador Percival Nogueira, do TJ-SP..

Procurada pelo UOL para um posicionamento, a Prefeitura de São Roque disse que "lamenta profundamente este fato triste" e ponderou que o fato ocorreu na administração passada do Executivo.

"A atual administração reforça que a Santa Casa de Misericórdia passa por processo de reorganização administrativa e operacional com o objetivo de atender cada vez melhor os pacientes. Esta administração não tem compromisso com o erro e suas variantes", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário