quarta-feira, 19 de maio de 2021

Médico é condenado por homicídio culposo em Santa Catarina

 Paciente morreu após passar por cirurgia e não ser atendida conforme os procedimentos médicos; caso foi protocolado na cidade de São Carlos.

O médico André Luiz Silveira Argerich foi condenado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, cometido por negligência, imprudência e imperícia em uma cirurgia para corrigir uma obstrução de intestino. A denúncia do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) foi protocolada pela Promotoria de Justiça de São Carlos, no Oeste de Santa Catarina.

A morte da paciente ocorreu no ano de 2015

De acordo com o MPSC, o médico não observou as regras técnicas da profissão e não prestou os atendimentos necessários à paciente, o que causou a morte dela no ano de 2015.

Segundo os depoimentos, a paciente Maria Marlene Giongo foi atendida pelo médico André Luiz Silveira após sentir dores abdominais. Depois de dois dias internada, Maria foi liberada e encaminhada para fazer uma colonoscopia, mas o exame não pôde ser feito, pois ela não conseguia ingerir os medicamentos necessários.

Em uma nova consulta, o médico informou aos familiares que a paciente tinha uma obstrução no intestino e precisaria passar por uma cirurgia. O médico se baseou apenas em um exame de raio X para definir a necessidade do procedimento.

Cirurgia foi particular

A cirurgia foi realizada de forma particular – segundo o médico, se o procedimento fosse feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), seria necessário aguardar dois dias e a paciente não aguentaria. A família autorizou o procedimento, durante o qual um nódulo cancerígeno foi identificado e removido.

A paciente ficou internada e não apresentava melhoras. O médico afirmava que o estado de saúde dela era normal pelo porte da cirurgia. Mesmo com um quadro de fraqueza e dificuldade para se alimentar, ela recebeu alta.

Em uma consulta de rotina, 12 dias após a cirurgia, Maria continuava com os sintomas e com dores. O médico retirou alguns pontos da cirurgia, alegando que, como estavam amarelados e com um líquido sujo que tinha odor forte, precisavam ser retirados, pois a paciente passou pela cirurgia com o intestino sujo.

Nova internação

De acordo com o MPSC, a vítima teve um aumento das dores e foi internada por mais um dia. O médico deu alta para a paciente e orientou que ela deveria se alimentar, caminhar, se movimentar e tomar banho e que seria encaminhada para casa para se recuperar. O médico, durante todos os atendimentos, sempre minimizou a gravidade do quadro da paciente.

Já em casa, a mulher continuava fraca e os pontos da cirurgia abriram. O médico foi procurado pela família e disse que estava em outra cidade. Ele orientou que dessem um medicamento para controlar a febre da paciente, que não deveriam se preocupar e que poderiam levá-la para o plantão do hospital em caso de piora.

A família procurou socorro e levou a mulher para o hospital, uma vez que ela estava com o intestino exposto. No hospital, foi diagnosticado que o quadro era muito delicado e que Maria estava passando por uma infecção generalizada. Ela passou por um novo procedimento cirúrgico, mas o caso era grave. Mesmo com a nova intervenção, a paciente não resistiu e morreu.

Médico agiu com imprudência e negligência, segundo o Ministério Público

Réu em outros dez processos

Na sentença, o juízo também enfatizou que o procedimento ocorreu sem problemas, mas que “fora realizado sem que exigidos exames investigativos. Pois, sequer fora coletado hemograma pré-operatório”. Considerou, ainda, que a conduta do médico não pode ser analisada como normal, pois atualmente ele é réu em pelo menos outros dez processos judiciais – criminais, de responsabilidade civil e por atos ímprobos.

Diante dos elementos apresentados na denúncia e comprovados no processo judicial, o Juízo da Comarca de São Carlos entendeu que não restaram dúvidas de que o médico foi responsável pela morte da paciente.

No processo consta:  “a) que o acusado agiu negligentemente para com a situação de saúde pós-operatória da vítima, eis que não observou os sintomas básicos, não deu atenção aos sinais no exame de sangue e tampouco solicitou exames complementares; b) que o acusado retirou pontos da sutura que não estava com sinais de cicatrização; c) que o acusado, ao ser informado pela família acerca da exteriorização das alças intestinais prescreveu medicamentos básicos, como dipirona; e, d) que os três profissionais médicos que vieram aos autos (duas testemunhas e o médico perito através do laudo pericial) corroboram a versão fática dos familiares e a contestável atuação do acusado”.

Pena

O médico foi condenado a 2 anos, 7 meses e 3 dias de detenção, em regime inicialmente aberto. A pena foi substituída por serviços à comunidade de uma hora por dia e pelo pagamento de 100 salários mínimos, no valor vigente à época do fato, para os dependentes da vítima.

O acusado poderá recorrer em liberdade. A sentença foi juntada a um processo ético-profissional do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina, que também apura a conduta do médico.

A reportagem do ND+ entrou em contato com a defesa do médico, mas não obteve retorno até às 18h30 desta terça-feira (18).


Nenhum comentário:

Postar um comentário