A pequena Maria Eduarda, de apenas 5 anos, está internada na UTI da Santa Casa desde a madrugada desse domingo, depois de receber uma injeção de Benzetacil, na noite de ontem, no PS Infantil.
“Ontem, sábado, ela sentiu-se mal, estava febril, com tosse, peitinho cheio, saturação baixa. Parecia uma gripe forte”, disse a tia de Maria Eduarda, Tatiane Carolina Silva, 33, que procurou a Folha de Franca para fazer a denúncia do que a família considera “negligência no atendimento”. “A mãe – (Thais) levou ela ao PS Infantil por volta de meio-dia”, disse a tia, que é irmã de Thais. “Ela fez exame de sangue e foi liberada. O médico não disse o que ela tinha e mandou eles irem pra casa e voltar à noite, para ver o resultado do exame e passar medicação”, continua a tia.
Por volta de 20h, eles voltaram ao PS com a pequena Maria Eduarda. “O médico que os atendeu foi o dr. Mário Cândido Batista”, disse a tia. “Ele receitou uma injeção de Benzetacil para tomar na hora, no PS. A Thaís disse para o médico que sua filha é cardiopata e perguntou pra ele se não haveria problema ela tomar a injeção, se realmente ela podia tomar. O médico disse que se ela não tomasse a Benzetacil, não haveria mais nada que ele poderia fazer por ela. E então ela tomou a injeção”, conta a tia, que continua: “a Maria Eduarda ficou em observação por alguns minutos e foi liberada para casa. Pouco tempo depois, ela começou a passar muito mal. Ela começou a ter alucinação, gritava pedindo ajuda, ficou roxa, com falta de ar. E os pais voltaram correndo com ela para o PS. Chegando lá, eles fizeram os primeiros atendimentos e a encaminharam direto de ambulância para a Santa Casa, onde está internada desde então”, disse a tia, chorando.
Tatiane disse que a família não sabe sequer o que a pequena Maria Eduarda tinha antes de tomar o medicamento. “Em nenhum momento explicaram o que ela tinha no PS. Apenas receitou remédio (veja o print da receita abaixo) e a Benzetacil, que ela tomou na hora. Da Benzetacil não temos a receita, porque foi aplicada no próprio PS, mas consta do prontuário”, disse a tia.
No começo da tarde de hoje, os médicos da Santa Casa informaram que Maria Eduarda está com amigdalite. “Por questões éticas, o médico que a atendeu na Santa Casa não criticou o procedimento do médico do PS, mas disse que há remédios mais indicados para cardiopatas do que a Benzetacil”, disse a tia. “Só sei dizer que foi horrível! A Maria Eduarda só sobreviveu porque dormiu na minha casa, que é próximo ao PS infantil. Foi desesperador escutar minha sobrinha aos berros pedindo ajuda, ela chegou no PS roxa e praticamente desmaiada”, desabafa a tia.
A prefeitura foi procurada para dar informações sobre o ocorrido no PS Infantil e sobre o atendimento da pequena Maria Eduarda, em nota a prefeitura de Franca respondeu:
“A Secretaria de Saúde comunica que não houve ocorrência de choque anafilático na paciente Maria Eduarda Silva. Comunica também que não há contra indicação de Benzetacil para pacientes cardiopatas, devendo o médico assistente, dentro da literatura médica escolher a melhor conduta a ser tomada.“
O uso da Benzetacil
A vantagem do uso da benzilpenicilina é o seu rápido efeito, com início de 15 a 30 minutos após a aplicação, e ação prolongada, que pode durar até 21 dias. Por conter penicilina, a injeção precisa ser aplicada sob a supervisão de um médico. Essa regra foi criada por causa da possibilidade de o medicamento causar reações alérgicas graves logo após a aplicação. “A pessoa deve ficar em observação em ambiente que disponha de equipamentos para o atendimento médico de emergência. O choque anafilático pode ocorrer alguns minutos após o uso da injeção. Esse tipo de reação ocorre em 0,01% a 0,05% dos pacientes tratados”, descreve a médica.
Entre os possíveis efeitos colaterais estão: erupção cutânea, urticária, coceira e inchaço e reações como febre, falta de ar, dor de cabeça, diarreia e vômitos
As pessoas alérgicas a todos os tipos de penicilina não devem tomar a Benzetacil. O medicamento também deve ser usado com cautela por grávidas e por pessoas com asma, epilepsia, doenças renais ou cardíacas. (Fonte: Tua Saúde e Saúde Abril).
Nenhum comentário:
Postar um comentário