Unidade foi convidada pela Cesp para falar sobre suas ações para segurança do paciente
O Hospital Santa Luzia, em Ponte Serrada, foi convidado para o 18° Webinar Cesp para apresentar suas ações para Segurança do Paciente, nesta quinta-feira, dia 19. O evento é promovido pela Coordenação Estadual de Segurança do Paciente (Cesp), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.
Segurança do Paciente abrange diversas práticas que visam a diminuição ou a eliminação de riscos que possam causar danos ao paciente. No atendimento em saúde, isso significa trabalhar para evitar incidentes como quedas, erros cirúrgicos, administração incorreta de medicamentos, IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência), entre outros.
Hospital é acompanhado pela fundação canadense Hacking Health
O Hacking Health é uma fundação canadense sem fins lucrativos que promove a inovação inclusiva, conectando pessoas para resolver problemas de saúde do mundo real. Voluntários em todo o mundo se unem com o objetivo de romper as barreiras à inovação na área de saúde: são pacientes, profissionais de saúde, médicos, tecnólogos, designers, empresários, tomadores de decisão, líderes empresariais, pesquisadores e gestores públicos, que trabalham de forma colaborativa para resolver problemas da linha de frente. A equipe brasileira da fundação acompanha de perto a situação do Hospital Santa Luzia.
"É um caso de sucesso que mostra que fazer o elementar é sempre mais desafiador quando se trata de inovação em saúde, ao mesmo tempo em que prova que mesmo um hospital de pequeno/médio porte pode ser referência. Temos o desafio de perpetuar essa filosofia de trabalho e convites como o da CESP são muito importantes para alcançarmos as pessoas e profissionais da saúde", completa Ivan Moraes, coordenador nacional do movimento Hacking Health.
O Hospital Santa Luzia, que desde 2019 é mantido pela associação sem fins lucrativos Santo Expedito, tem uma filosofia baseada em mudança de cultura e quebra de paradigmas que vem chamando a atenção de outros hospitais. Entre as ações adotadas está o Safety Huddle - todos os dias, durante 15 minutos, todas as áreas se reúnem para apresentar os desafios das últimas 12 horas e as necessidades para a jornada seguinte, além das informações pertinentes para o dia de trabalho. É um momento voltado para a segurança do paciente e para todos os tipos de melhoria.
Outra atitude ainda pouco comum é a troca de plantão da enfermagem e equipe médica, que acontece ao mesmo tempo, com toda a equipe reunida. Os casos são discutidos e as dúvidas esclarecidas, o que evita erros de comunicação e, consequentemente, diminui a ocorrência de eventos adversos, popularmente conhecidos como erro médico.
Os números comprovam que essas ações resultam em mudanças significativas. Desde que a atual gestão assumiu, em fevereiro de 2019, houve queda da mortalidade em aproximadamente 20%, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário