domingo, 8 de agosto de 2021

MT: Médico suspeitou de covid, mas seis exames descartaram doença em mulher que morreu após cirurgia plástica

 


Morta após procedimento cirúrgico, Cleiva Alves da Silva, de 53 anos, chegou a ser submetida a seis exames para diagnosticar Covid-19. O médico que acompanhou a paciente tinha essa suspeita, mas ela foi descartada em todas averiguações.

Ela faleceu na quinta-feira (05), dias depois de ficar internada por conta de um suposto erro médico durante cirurgia de abdominoplastia, realizada no Hospital Santa Helena, em Cuiabá. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A abdominoplastia é a cirurgia plástica realizada com o objetivo de retirar o excesso de gordura e de pele do abdômen, ajudando a diminuir a flacidez da barriga e a deixar a barriga lisa e dura, além de também poder ser possível remover estrias e cicatrizes presentes no local.

Foram três exames realizados antes da cirurgia, sendo que todos deram negativos. Diante disso, ela resolveu seguir com o procedimento no dia 29 de julho. Logo depois, recebeu alta e foi para casa. Porém, retornou ao atendimento médico após dois dias.

A mulher chegou a vomitar sangue e apresentava muita falta de ar. Ainda conforme o boletim confeccionado pelo filho da vítima, o médico teria reconhecido o erro e realizou uma nova cirurgia para retirada de dois terços da “tela com ressutura por camadas” com objetivo de acabar com a falta de ar.

Cleia saiu já intubada do segundo procedimento e o médico teria dito para o filho que a pioria poderia ser indícios de Covid-19. Diante disso, foram realizados mais três exames na paciente e todos deram resultado negativo.

Cleiva então foi retirada do isolamento, porém, seu estado de saúde continuou piorando e os profissionais não sabiam indicar o que poderia estar influenciado seu quadro. Na última terça-feira (3), Cleiva teve uma parada cardíaca e foram 45 minutos para reversão do quadro. No dia seguinte, um neurologista teria dito ao filho que suspeitava de morte encefálica.

Na quinta-feira (05), a paciente estava em ventilação mecânica com altos parâmetros, apresentou piora no quadro e teve parada cardiorrespiratória, tendo o óbito confirmado às 08h33.

Olhar Direto tentou contato com o médico, que tem uma clínica particular no bairro Quilombo, porém, foi informado que o médico estava em cirurgia nesta manhã e que somente poderia se pronunciar à tarde. A reportagem aguarda o posicionamento.

Confira abaixo a íntegra da nota encaminhada à imprensa pelo hospítal 

NOTA DE POSICIONAMENTO

Diante do falecimento de uma paciente ocorrida na manhã desta quinta-feira (05.08) após um procedimento cirúrgico, a diretoria do Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH), esclarece que toda a assistência necessária foi prestada tanto pela equipe médica, quanto pelo hospital.

O HBSH se solidariza com a família da paciente neste momento de dor e informa que uma comissão interna seguirá os protocolos de investigação dos fatos.

A Direção/HBSH

Confira abaixo a íntegra da nota encaminhada pelo médico

Nota de esclarecimento sobre o caso da Sra. Cleiva Alves da Silva.

A Sra. Cleiva, consultou para realizar cirurgia de face e abdominoplastia. Por cautela decidimos fazer primeiro abdominoplastia. Após todos os exames pré-operatórios a mesma foi submetida a abdominoplastia no Hospital Santa Helena na quinta feira dia 29/07/2021. A cirurgia transcorreu dentro da normalidade sob anestesia raquiana que permitia a paciente conversar com a equipe e respirar espontaneamente.

Após a cirurgia a Sra. Cleiva foi encaminhada para o apartamento do hospital onde passou o primeiro pós operatório normalmente. Na sexta feira a Sra. Cleiva recebeu alta e foi para casa.  No sábado, a paciente apresentava grande dificuldade respiratória. Desta forma foi reinternada no Hospital Santa Helena e submetida a exames. Todo o acompanhamento e tratamento necessário foi realizado junto com a equipe médica do hospital. Estive ao lado da paciente e da família em todos os momentos.

Ainda, a tomografia realizada apresentou um padrão de vidro fosco de 40% de comprometimento pulmonar. Enfim, não há comprovação de Covid-19, mas foi um quadro pulmonar grave e agudo que vitimou a Sra. Cleiva, algo não causado por erro na cirurgia.

Lamento profundamente o ocorrido pois uma família inteira chora a perda de uma mãe. Sempre é uma tragédia quando algo acontece numa cirurgia que é feita para a vida, beleza e alegria.
Cuiabá, 06/08/2021

Dr. Magno Stefani Cezar
Cirurgião Plástico


O Nortão


Nenhum comentário:

Postar um comentário