quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Filha de paciente denuncia negligência em atendimento da mãe em hospital

Filha de uma paciente de hospital particular em Uberaba reclama de negligência médica

Filha de uma paciente de hospital particular em Uberaba reclama de negligência médica. A técnica de enfermagem Roberta Monteiro Sakr diz que a mãe, Regina Monteiro Sakr, deu entrada no dia 24 de julho com enjoo e vômito. Após longa espera para ser atendida, ela foi medicada com remédio para enjoo e, duas horas depois, o médico lhe deu alta, assegurando que os exames estavam normais e que a mãe dela estava com intoxicação alimentar ou verme.

A técnica de enfermagem registrou boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia Civil. Em seu relato, Roberta lembrou que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e solicitou que a mãe fosse encaminhada ao Mário Palmério Hospital Universitário. No entanto, a paciente foi levada ao Hospital São Domingos.

Diante da situação, a técnica de enfermagem optou por continuar com a mãe internada e, após exame de ultrassonografia, foram constatados cálculos na vesícula e depois pneumonia e até um quadro de septicemia. “Como que depois do diagnóstico de intoxicação alimentar ou verme, assegurado pelo médico do pronto-atendimento, que até queria dar alta para ela, minha mãe recebeu estes diagnósticos?”, questiona Roberta, lamentando que na sexta-feira (26 de julho), dois dias após a internação, a mãe foi a óbito.

Para ela, a mãe foi vítima de negligência e morreu por falta de atendimento adequado. “Minha mãe entrou no hospital com vômito e saiu em um caixão por tudo que passou dentro do hospital.” Ela também diz que, após o óbito, buscou os exames da mãe no hospital, os quais o médico plantonista tinha lhe afirmado que estavam normais e viu que os resultados estavam alterados. 

A reportagem do Jornal da Manhã procurou o Hospital São Domingos, que esclareceu não haver registro de reclamação ou pedido de informação oficializados nos canais de relacionamento com o cliente sobre a solicitação apresentada no período indicado. “Em respeito aos familiares citados por meio da ponderação jornalística e a esse veículo de comunicação, mediante o fato relatado pela equipe de reportagem do Jornal da Manhã, foi instaurado levantamento de dados, para acompanhamento dos responsáveis pela qualidade assistencial e pela excelência no atendimento. O Hospital reitera o compromisso com a ética e a transparência. Todas as equipes estão solidárias com a família e renovam a vocação de cuidado e atenção.”


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