segunda-feira, 27 de julho de 2015

CAMPANHA: PEÇA SEU PRONTUÁRIO MÉDICO

A ASVEM-PE está empenhada na campanha pela obtenção do Prontuário Médico sempre que  se utilizar algum Serviço de Saúde. Qual o significado dessa campanha?  Essa ação se faz necessária em virtude do paciente ter o direito de saber o que foi feito e utilizado no seu corpo, como também utilizá-lo como prova em processos judiciais, se necessário.
O Prontuário é SEU!!!
FAÇA VALER SEU DIREITO, SOLICITE SEU PRONTUÁRIO MÉDICO!
 
 
 
"Hoje solicitei cópias dos documentos que, de alguma maneira, contam a história do nascimento do meu filho – os prontuários médicos, meu e dele, do dia da cesariana até o dia da nossa alta hospitalar.
 
Você sabia, por exemplo, que os médicos têm obrigação de anotar em detalhes todos os instrumentos utilizados numa cirurgia? As intercorrências, as prescrições, evolução clínica, justificativas e um monte de outras coisas? Eu não sabia e também não sabia que tinha direito de saber esses “detalhes”, embora isto agora me pareça bem óbvio. 
 
São estes os documentos utilizados como provas em processos judiciais e se apropriar deles o quanto antes garante muitas coisas, entre elas o direito de questionar procedimentos duvidosos. Embora este documento seja de suma importância para pacientes, médicos e instituições hospitalares, ele em muitos casos é preenchido de forma incorreta – ausente de informações obrigatórias e/ou com informações errôneas ou duvidosas. Só pra dar exemplo do absurdo que pode acontecer, tem gente que solicita prontuário de cesariana e descobre que, de acordo com o prontuário, teve o filho de parto normal. Sim, é grave.  E quanto antes a gente pede, antes pode questionar este e outros tipos de má conduta. Todo mundo pode solicitar e ter acesso à cópia do prontuário e isto, por lei, não deve ser nenhum cavalo de batalha.
 
Bom, eu acabei sabendo disso. E criei coragem. E fui lá. Naquele hospital onde fui operada há quase 4 anos sem necessidade. Preenchi uma ficha com meus dados e uma justificativa com o motivo da solicitação. Não sabia como justificar o pedido sem escrever que quero saber exatamente como justificou a médica uma cirurgia sem indicação e então escrevi simplesmente que o quero pelo simples direito de verifica-lo e tê-lo em meu poder.
 
Ao entrar na instituição revivi o mesmo medo que senti quando entrei lá para ser operada. O velho receio de abrir a boca. O pânico do branco. O respeito a quem supostamente pode lhe enfiar um bisturi por qualquer motivo. E respirei fundo para assinar o papel que provavelmente cairá nas mãos daquela que me coagiu, antes de voltar às minhas. E estou feliz.
 
A mesma mulher que entrou de canelas trêmulas para fazer a solicitação saiu pisando firme como não era possível há 4 anos. Será lembrado como o dia em que me apropriei do meu corpo, do direito a decidir sobre o que acontece ou deixa de acontecer com ele. O dia em que decidi perder o medo de encarar o branco e passei a olhá-lo nos olhos em situação de igualdade. Não de baixo pra cima.
 
Crie coragem e peça o seu ainda que não tenha idéia do que vai fazer com ele depois, é emblemático e diz aos médicos que talvez, de repente, as coisas estejam enfim mudando."

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário