segunda-feira, 20 de julho de 2015

Quer saber como se exercitar e os ganhos na saúde?


Cláudio Barnabé orienta como iniciar a prática semanal de exercícios/ Bobby Fabisak/ Jc Imagem

O educador físico Cláudio Barnabé, do Projeto Doce Vida da Faculdade de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE), explica que a atividade física tem muitos benefícios. A medida certa e o tipo de atividade fazem a diferença para cada perfil. É bom ficar atento.

JC – Pessoas que já fazem regularmente futebol, vôlei, natação, judô, precisam fazer musculação e caminhada?

Cláudio Barnabé – Nesse caso, as caminhadas são absolutamente desnecessárias visto que os esportes citados teriam a caminhada como estímulos débeis, ineficazes. A musculação se faz absolutamente necessária, uma vez que seus benefícios no tocante a força, potência e resistência anaeróbia, serão de extrema valia para aumentar as performances atléticas e com isso leva-los aos pódios de suas respectivas modalidades.
 
JC – Sedentários devem começar com que regularidade, tempo e exercício?
Barnabé – Os sedentários devem começar com três vezes por semana, visto que o metabolismo só se mantém elevado por no máximo 48 horas após prática de uma sessão de exercícios sistematizados. As sessões devem durar entre 30 a 40 minutos e o ideal seria começar com exercícios contra-resistência, a exemplo de musculação e pilates, bem como aeróbios de intensidade moderada de pouca duração, no máximo de 15 a 20 minutos.
 
JC – Idosos devem dar preferência a…
Barnabé – Idosos devem dar preferência a exercícios contra-resistência (musculação ou pilates) pelos benefícios em evitar sarcopenia natural (perda da fibra muscular, o que causa imobilidade),osteoporose, artroses em geral, desequilíbrios na marcha, dentre outros.
 
JC – Pessoas com pressão alta, diabete ou osteoporose devem ter que cuidados?
Barnabé– Pessoas com as citadas doenças crônicas não transmissíveis devem ter uma análise bioquímica (levantamento de taxas sanguíneas) prévia e depois. Hipertensos devem ter cuidado com exercícios isométricos e gravidade negativa. Diabéticos precisam fazer controle da glicemia sérica uma hora antes do treino, imediatamente antes do treino e logo após o fim da sessão, a fim de se evitar a hipoglicemia e exercícios que promovam desequilíbrios extremos que levam à queda e fratura óssea, prejudiciais sobretudo a quem tem osteoporose.
 
JC – Qual indicação para crianças?
BARNABÉ – Crianças em geral devem se submeter a exercícios que promovam todas as qualidade físicas: força, flexibilidade, equilíbrio, agilidade, velocidade e coordenação motora. A idade de início é logo na primeira infância e os estímulos variam de acordo com os estágios de maturação, crescimento e desenvolvimento. Em geral atividades coletivas e ou mesmo individuais são muito bem vindas.
 
JC – Vivemos a febre da bicicleta, do skate e das corridas…O que é certo e errado para marinheiros de primeira viagem, que estão saindo do sedentarismo ou exagerando?
BARNABÉ – Todas essas atividades nos remetem a nossa infância. Por isso causam tanta euforia e atração. Desta feita, é natural que nos excedamos na sua prática. O ideal seria utilizar os protetores adequados, a exemplo dos capacetes e protetores de cotovelo e joelho, bem como realizar atividades de aquecimento articular e muscular antes do início da atividade, fazendo com que o corpo se adapte melhor a nova fase de quebra do equilíbrio do repouso.

Publicado por Verônica Almeida - JC Mais Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário