segunda-feira, 31 de janeiro de 2022
Inquérito apura suspeita de homicídio culposo na morte de bebê que recebeu injeção de anestésico por engano
ENTENDA O QUE É IMPERÍCIA, IMPRUDÊNCIA E NEGLIGÊNCIA MÉDICA
Você, médico, sabe a diferença entre imperícia, imprudência e negligência médica? Para saber mais sobre o assunto, confira este artigo.
Quando falamos em imperícia, imprudência e negligência médica, estamos falando de termos que levam a atos bem parecidos, visto que todos se caracterizam como erro médico. Isso porque qualquer uma dessas falhas pode causar sérios danos à saúde do paciente e até mesmo levá-lo a morte.
Na verdade, há uma linha muito fina que separa estes três conceitos. Se você tem dúvidas a respeito desse assunto, acompanhe abaixo as particularidades de cada um, com alguns exemplos práticos para facilitar o entendimento.
Imperícia médica
O médico imperito é aquele profissional que não possui conhecimento técnico, teórico e prático para exercer determinada atividade médica e mesmo assim, ele a pratica. Vamos a um exemplo: um determinado profissional é especialista em clínica médica e faz uma cirurgia para colocar prótese de silicone em uma paciente.
Como ele não possui conhecimento técnico, prático e nem teórico para realizar o procedimento, ele vai causar sérios danos físicos e psicológicos à paciente, que além de ficar com cicatrizes, pode desenvolver problemas, como a depressão.
Um profissional que executa um procedimento, mesmo dentro de sua área de atuação, mas que não possui a capacitação suficiente, também comete imperícia. Nesse caso, podemos citar um dermatologista que faz um procedimento muito agressivo em seus pacientes, como o peeling de fenol, por exemplo, sem o devido preparo, deixando-os com graves sequelas.
Imprudência médica
O médico imprudente é aquele que age sem cautela, sem se preocupar com as consequências de seu ato. Nesse caso, o profissional tem total conhecimento sobre o risco de alguma atitude tomada, mas ignora a ciência médica e toma a decisão de agir mesmo assim.
Um médico que realiza uma cesariana sem a equipe necessária está cometendo um ato de imprudência. Afinal, durante a cirurgia pode haver contratempos que só poderiam ser solucionados por determinados profissionais e, na ausência destes, mãe e filho é quem sofrem as consequências.
Quando um paciente recebe alta prematura do hospital, também é caracterizado como imprudência, pois, nesse caso, o médico sabe que o paciente não está em boas condições, mas o libera mesmo assim. Muitas pessoas têm complicações ou até perdem a vida por causa desse tipo de atitude.
Negligência médica
Negligência é o ato de agir sem tomar as devidas precauções, com descuido, sem atenção. O médico negligente é aquele profissional que age de forma omissa, com total descaso de seus deveres éticos com o paciente. E, no exercício da medicina, é necessário tomar o máximo de cuidado para com o paciente, pois um simples erro pode trazer sérios danos à sua saúde ou levá-lo a óbito.
Um exemplo de negligência muito comum é quando um médico esquece material cirúrgico dentro do corpo do paciente. Esse tipo de erro é muito comum, mas pode ser evitado, desde que os profissionais estejam atentos no momento do procedimento.
Casos nos quais o médico não faz o devido acompanhamento do paciente, quando ele ainda está no hospital sob cuidados do profissional, também se caracterizam como negligência médica.
O site Portal Médico traduziu esses três conceitos de uma forma bem sucinta: a negligência consiste em não fazer o que deveria ser feito; a imprudência consiste em fazer o que não deveria ser feito; e a imperícia em fazer mal o que deveria ser bem feito. Simples de entender, não é mesmo?
Mas, as consequências para os profissionais que cometem essas falhas são graves, pois precisarão responder judicialmente pelos seus atos, e as denúncias contra erros médicos vêm crescendo muito nos últimos anos. Segundo um levantamento da Anadem, 7% dos médicos brasileiros respondem processos judiciais atualmente.
Parece pouco, mas considerando que hoje o Brasil tem 440.438 médicos ativos, segundo informações do Conselho Federal de Medicina, esses números são impressionantes, pois são mais de 30 mil profissionais sendo processados.
domingo, 30 de janeiro de 2022
Morte por hidrolipo: outra paciente de médico investigado diz que quase morreu após procedimento em 2018
Esposa de Arthur Aguiar denuncia que médico colocou vida do brother em risco: ‘Ele deu veneno’
A influenciadora publicou o desabafo através de seu Instagram, neste sábado.
sábado, 29 de janeiro de 2022
Caso Rosemar: após um ano família continua lutando por justiça
Relembre o Caso
Novidades
O que dizem os familiares
O que diz a advogada da família
Por engano, bebê é vacinada com um frasco inteiro da Pfizer em São Paulo
sexta-feira, 28 de janeiro de 2022
Filha perde a mãe por falha médica e será indenizada com R$ 50 mil
Santa Casa de Misericórdia Aparecida, em São Paulo, deve pagar indenização por danos morais. Decisão é do TJDFT
Família acusa hospital Hapvida de negligência, após a morte de recém nascida
Uma família acusa o Hospital Hapvida de negligência, após sua filha recém nascida vim a falecer na última terça-feira (18), após ser forçada a ter um parto normal.
A mulher, usou as redes sociais para desabafar sobre a situação que ocorreu com sua irmã. De acordo com a publicação, sua irmã fez o pré-natal completo na Hapvida e estava com a Cesária marcada, mas quando chegou lá para ter o bebê, a médica informou que ela podia ter normal e então forçaram a mãe ter normal, mas a bebê era muito grande e a irmã afirma que os profissionais sabiam, que não tinha condições de fazer um parto normal.
A criança nasceu sem os batimentos cardíacos e só conseguiram reanima-la, depois de 20 minutos. A bebê ainda chegou a ser levada para a UTI, mas não resistiu e veio a óbito.
Na publicação existe vários comentários de outras pessoas também informando negligência do hospital.
Um dos comentários diz: “Na Hapvida quebraram a clavícula do meu filho e nem verificaram, eu só vim perceber depois de 13 dias, já estava era emendado, nem sabia q tava quebrada, fiquei muito tempo pensando como meu BB sofria dor sem saber dizer ”.
Tentamos entrar em contato com o hospital, mas até o final desta matéria, não obtivemos respostas.